Assinar

Messi, uma marca com retorno garantido

Buscar
Publicidade
Marketing

Messi, uma marca com retorno garantido

Eleito pela terceira vez consecutiva como melhor jogador do mundo, argentino eleva marcas como Adidas, Pepsi e Dolce & Gabbana


9 de janeiro de 2012 - 5h59

O jogador argentino Lionel Messi, craque do Barcelona, foi eleito pela terceira vez consecutiva como Melhor Jogador do Mundo pela Fifa, em votação feita pelos treinadores das seleções afiliadas. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 9.

O valor de mercado do jogador é estimado em € 100 milhões pela Pluri Consultoria. Para efeito de comparação, seu companheiro de clube Xavi, que também concorreu ao prêmio da Fifa, é avaliado em € 45 milhões. O brasileiro Neymar vale € 50 milhões – a consultoria acabou atualizando o valor de Messi após a conquista para € 115 milhões.

Mas além de brilhar em campo, Messi tem agregado valor às marcas que o patrocinam. 

Seu principal contrato é com a Adidas, cujo valor é escondido a sete chaves. Outros apoiadores são Pepsi, Herbalife, Dolce&Gabbana, Audemarks Piquet, Chery, Air Europa e EA Sports, esta últimoa a marca mais recente a fechar acordo. Para elas, Messi traz valor primeiro pelo brilho e pelos resultados em campo, mas também pelo comportamento fora das quatro linhas. 

Messi não é alheio a confusões e declarações polêmicas. O acesso ao atleta é bastante restrito e consta-se que ele falou com a imprensa apenas uma vez em 2011 durante as coletivas do Barcelona. Ao invés de ficar exposto, Messi se comunica por outros meios, como a Messi TV, que traz conteúdos exclusivos, como declarações e matérias sobre a vida do argentino. O Barcelona também possui uma TV com conteúdo exclusivo. Recentemente ela mostrou a foto tirada após a perda do título da Copa do Rei para o Real Madri, em que Messi aparece desconsolado. Melhor assim do que expor a tristeza em entrevistas, segundo o raciocínio do clube e do atleta.

A marca Messi é gerida pela Leo Messi Management, SL, que cuida dos patrocínios, desenvolvimento de produtos com a marca Messi, comunicação do atleta e projetos de marketing esportivo. Quem está à frente dos negócios é o pai de Messi, Jorge, presidente da empresa, além de Rodrigo, seu irmão mais velho, assessor de comunicação. Messi criou também a Fundação Leo Messi que, em parceria com outras entidades, tem a missão de gerar oportunidades iguais para todas as crianças. 

Como nem tudo são flores sempre, Messi tem como ponto fraco a falta de um título com a seleção argentina. Segundo um relatório da Pluri, "superando este obstáculo, o jogador se colocará seriamente como candidato não apenas a títulos de melhor jogador da atualidade, mas de toda a história do futebol".  

Confira alguns dos comerciais recentes do craque:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grendene adquire controle de joint-venture no exterior

    Grendene adquire controle de joint-venture no exterior

    Fabricante de calçados torna-se dona de 100% da Grendene Global Brands, em estratégia para expandir negócios internacionais

  • Com rebranding, Creditas foca em conexão e crescimento sustentável

    Com rebranding, Creditas foca em conexão e crescimento sustentável

    A partir do mote “Creditas, a garantia do seu próximo passo”, fintech de serviços financeiros quer se mostrar como solução para diferentes situações