Panasonic encerra patrocínio aos Jogos Olímpicos após 37 anos
Fim da parceria com o COI é motivada pela mudança de posicionamento da companhia que está investindo nos negócios B2B
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Meio & Mensagem
11 de setembro de 2024 - 16h31
Após 37 anos de parceria, a Panasonic anunciou que não vai renovar seu contrato de patrocínio aos Jogos Olímpicos. A cota de The Olympic Partner (Top) com o Comitê Olímpico Internacional expira no fim de dezembro.
Em comunicado, o COI afirmou entender e respeitar a necessidade do grupo de adaptar sua estratégia comercial. O motivo central do fim da parceria seriam os planos da Panasonic de investir no segmento business-to-business (B2B), com baterias e sistemas de veículos elétricos.
A operação de televisores, em contrapartida, representou apenas 3% das vendas de todo o grupo no último ano fiscal. Ao longo dos anos de patrocínio, as Olimpíadas foram uma das plataformas para o lançamento e exposição das televisões, assim como outros produtos.
No fim de maio, a agência de notícias japonesa Kyodo apontou que a Toyota também encerraria seu patrocínio ao COI em dezembro, com o fim do contrato. Nesse caso, haveria uma insatisfação por parte do anunciante com o Comitê. O contrato entre Toyota e COI começou em 2017, com validada para quatro edições olímpicas.
Entre as 15 marcas que fizeram parte do ciclo olímpico de Paris 2024, 10 já estão confirmadas para Los Angeles. São elas: AirBnb, Alibaba, Allianz, Coca-Cola, Deloitte, Omega, Procter & Gamble, Samsung, Visa e Michelob Ultra ( marca de cerveja da AB InBev que substitui Corona Cero, cerveja sem álcool explorada em Paris 2024).
Além das saídas de Panasonic e Toyota, Atos Bridgestone e Intel ainda não teriam se pronunciado sobre uma renovação. Os contratos também expiram em dezembro.
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