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Construir e fortalecer sua marca

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Ponto de vista

Construir e fortalecer sua marca


28 de abril de 2012 - 12h07

O desafio das marcas na conquista dos consumidores e na criação de vínculos que permitam uma relação de confiança e fidelidade é cada vez maior. Nunca se preocupou tanto com a consistência que o posicionamento de uma marca precisa ter em toda sua comunicação com o consumidor.

É importante lembrar a premissa de que uma marca se constrói com entregas, que a performance de uma marca está em todos os pontos de contato. Mas, é a comunicação que fortalece essa relação, principalmente ao criar uma conexão emocional com seu público, já que para uma marca sobreviver nesse futuro incerto ela precisa criar essas conexões, principalmente ao olhar para as novas gerações.

Nosso desafio diário, como profissionais da comunicação, é se questionar constantemente como nossa marca será capaz de criar e construir uma imagem atraente e envolvente. Questionar se nossas marcas são capazes de entregar a fantasia, alegria e emoção, muitas vezes necessárias na conexão com o público, se nossas marcas são capazes de construir fortes memórias.

"Se quer uma melhor imagem trate de começar com uma melhor realidade" Guy Kawasaki (Apple Computer)

Provoco todos a uma reflexão. Pensem nas marcas como uma grande peça de teatro e tente responder e avaliar como está esta atuação. Como e o que pensam os espectadores e que impacto sua marca causou.

Todos nós sabemos que o nível de exigência do consumidor mudou de patamar e que sua atuação como ator nessa peça é extremamente relevante, pois ele se relaciona, emite e compartilha opiniões. Isso muitas vezes pode tomar grandes proporções, já que hoje a velocidade da informação é algo incontrolável.

Na verdade, a regra básica para posicionar e fortalecer uma marca está nos momentos reais de contato com a empresa, portanto não adianta apenas DIZER, ter uma promessa de marca, o importante para uma marca é SER! A experiência do cliente é o momento de conexão real com sua marca, por isso precisamos garantir o máximo possível que a experiência seja prefeita em todos os pontos de contato.

É importante destacar que vivemos em um mundo em transformação, o que vivemos e pensamos mudam a cada dia e nossa relação emocional com determinadas marcas hoje poderá não existir mais no futuro, porque as novas gerações ainda não tem nenhuma conexão estabelecida, eles estão iniciando esse processo de conexão com marcas e novas formas de consumo.

O grande desafio está em conhecer o cliente cada vez mais para entender quais são suas aspirações e desenvolver uma comunicação que possa despertar esse desejo intrínseco do consumidor e provocar assim a atitude de compra, sempre lembrando que nessa relação o SER será mais forte do que o DIZER.

Milena Seabra é diretora corporativa de marketing do GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação.
 

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