Amir Somoggi
28 de abril de 2011 - 10h36
O mercado esportivo brasileiro tem nesse momento uma grande perspectiva de crescimento para os próximos anos. A evolução do mercado se dará pelo processo atual de desenvolvimento mercadológico do mercado e pelo fluxo de investimentos que serão gerados por conta da Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 e de como os megaeventos vão impactar positivamente na geração de negócios.
Atualmente, salvo raras exceções, o patrocínio negociado entre as empresas e entidades esportivas está muito centrado na visibilidade de marca que a cota de patrocínio oferece, e algumas poucas alternativas de relacionamento.
A visão do patrocínio, no qual além da visibilidade e impacto positivo para a marca, tem como objetivo a ampliação de vendas e relacionamento com diferentes públicos, é o caminho para alavancar os projetos de marketing esportivo no Brasil.
Os valores que o consumidor de todos os nichos e targets têm atualmente e terão nos próximos anos e como cada consumidor busca expressar-se através das marcas das empresas, obrigará uma profunda reflexão de todos os envolvidos com patrocínio no Brasil.
Assim como as empresas terão que entender o que é patrocínio e como utilizá-lo corretamente, o planejamento, execução e controle de todas as ações devem mostrar para o patrocinador esta profissionalização. As entidades esportivas e agências que buscam patrocinadores devem compreender a correta gestão dos recursos gerados pelo patrocínio, e como estruturar os benefícios para as empresas.
Os patrocinadores têm papel fundamental nesse processo de mudança, já que as empresas que investem parte de suas verbas de marketing e comunicação em estratégias de marketing esportivo devem enxergar as entidades como ferramentas estratégicas de marketing, e não apenas como veículos de comunicação de suas marcas. O caminho é transformar o investimento no esporte em uma plataforma completa de marketing e comunicação.
As oportunidades mercadológicas para empresas patrocinadoras e entidades esportivas são enormes, mas dependem de um alinhamento estratégico das ações a serem criadas e uma visão mais clara de como desenvolver estratégias conjuntas.
A perspectiva de crescimento do mercado esportivo brasileiro exige uma mudança radical na relação atual entre as marcas corporativas e entidades esportivas, que devem atuar como verdadeiros parceiros estratégicos.
Essa mudança atual na utilização das estratégias de marketing esportivo poderá atrair novas empresas patrocinadoras e o desenvolvimento comercial de nosso mercado, ainda em processo de maturação.
Compartilhe
Veja também
-
Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios
Edição de 2025 do festival conta com cerca de 20 marcas parceiras, entre elas, Banco do Brasil, Tim, Amstel, Coca-Cola, Nivea e Smirnoff
-
Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas
Estudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas
-
-
-