Amir Somoggi
8 de setembro de 2011 - 11h59
A empresa de consultoria AT Kearney publicou um estudo que o mercado de eventos esportivos movimentou mais de US$ 64 bilhões em 2009, entre recursos gerados com gastos em estádios, direitos televisivos e marketing.
Esse montante de acordo com o estudo inclui tanto os megaeventos, como as mais variadas competições de diferentes esportes em todo o mundo, que incluem times profissionais.
O futebol é disparado o esporte que mais concentra força na geração de receitas em todo o mundo, seguido do futebol americano, baseball, Formula 1, basquete e hóquei. A Europa representa 79% do total gerado pelos eventos profissionais associados ao futebol.
Está claro que excluído o futebol e a Fórmula 1 com menos força nos EUA, os outros esportes são sem dúvida impulsionados pelo grau de amadurecimento do mercado norte-americano.
Mercado de eventos profissionais no esporte global em 2009
Futebol – US$ 28 bilhões
Futebol Americano- US$ 8,1 bilhões
Baseball – US$ 7,7 bilhões
Formula 1 – US$ 4,2 bilhões
Basquete – US$ 3,8 bilhões
Hóquei – US$ 2,8 bilhões
Tênis – US$ 2,7 bilhões
Golfe – US$ 1,9 bilhão
Outros – US$ 5 bilhões
Fonte: Kearney
A empresa tem a expectativa que esse mercado cresça em um ritmo de cerca de 4% ao ano até 2015. Entre 2005 e 2009 a taxa de crescimento anual foi de 6%.
* Amir Somoggi é diretor de consultoria em gestão esportiva da BDO
Compartilhe
Veja também
-
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
-
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
-
-
-