Assinar

Procon: as mais reclamadas no 1º semestre

Buscar

Procon: as mais reclamadas no 1º semestre

Buscar
Publicidade
Marketing

Procon: as mais reclamadas no 1º semestre

Vivo, Itaú-Unibanco e Claro foram as que mais geraram atendimentos no Procon-SP nos seis primeiros meses do ano


25 de julho de 2013 - 12h13

O Procon-SP compilou dados do ranking online das 30 empresas ou grupo de empresas que geraram mais reclamações dos consumidores ao órgão no primeiro semestre, assim como os temas mais mencionados por eles.

Vivo, Itaú-Unibanco e Claro foram as três empresas que mais motivaram queixas dos consumidores ao Procon, gerando, respectivamente, 5.756, 3.981 e 3.703 atendimentos (veja abaixo a lista das 10 primeiras). Das empresas do Grupo Vivo, a operadora de telefonia fixa foi a que mais incomodou os consumidores por problemas como atrasos na instalação de linhas e inoperância do serviço.

em relação aos assuntos. Em primeiro lugar no semestre ficaram os relacionados a Telecomunicações (telefonia comunitária – pabx, ddr etc., telefonia fixa, telefonia celular e tv por assinatura), depois Instituições Financeiras (banco comercial, cartão de crédito – cartões de crédito e cartões de lojas) e, em terceiro, Aparelho Celular. Na quarta posição está Microcomputador/Produtos de Informática e a quinta colocação é dividida entre Móveis (para banheiro, cozinha, quarto e sala, entre outros) e Plano de Saúde (convênios de assistência médica e odontológica, plano de saúde não regulamentado, plano odontológico e seguros saúde).

Quanto aos índices de solução no primeiro atendimento do Procon-SP, a instituição afirma que, como em 2012, a maior parte dessas 30 empresas tem desempenho superior a 80%. Sabesp, Grupo Vivo e B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas) tiveram níveis de solução superiores a 90%. As piores nesse quesito são Akatus e Grupo UOL (em comércio eletrônico), Motorola (celulares) e Mabe (linha branca). O Grupo Votorantim aumentou seu índice de solução em relação a 2012, mas ainda é a companhia do segmento que tem o menor percentual de atendimento em fase preliminar: 61,75%.

O ranking online foi lançado em 2012, com o objetivo de oferecer à sociedade uma ferramenta de acompanhamento diário do comportamento das empresas “garantindo transparência a esses dados decisivos para que os consumidores possam melhor atuar no mercado de consumo”. O volume das 30 empresas ou grupos de empresas mais reclamadas correspondeu a mais da metade do total de casos intermediados pelo órgão ligado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.

Confira abaixo a lista das dez mais reclamadas e os respectivos números de atendimentos que elas geraram:

1º GRUPO VIVO – 5.756
2º GRUPO ITAU UNIBANCO – 3.981
3º GRUPO CLARO – 3.703
4º GRUPO BRADESCO – 3.041
5º GRUPO PÃO DE AÇÚCAR (EXTRA.COM / PONTOFRIO.COM / CASASBAHIA.COM /CASAS BAHIA / PONTO FRIO / EXTRA) – 2.369
6º TIM CELULAR S/A – 2.346
7º GRUPO NET – 2.222
8º GRUPO OI – 2.010
9º GRUPO SANTANDER REAL – 1.572
10º SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA – 1.455

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos