Procon: as mais reclamadas no 1º semestre
Vivo, Itaú-Unibanco e Claro foram as que mais geraram atendimentos no Procon-SP nos seis primeiros meses do ano
Vivo, Itaú-Unibanco e Claro foram as que mais geraram atendimentos no Procon-SP nos seis primeiros meses do ano
Meio & Mensagem
25 de julho de 2013 - 12h13
O Procon-SP compilou dados do ranking online das 30 empresas ou grupo de empresas que geraram mais reclamações dos consumidores ao órgão no primeiro semestre, assim como os temas mais mencionados por eles.
Vivo, Itaú-Unibanco e Claro foram as três empresas que mais motivaram queixas dos consumidores ao Procon, gerando, respectivamente, 5.756, 3.981 e 3.703 atendimentos (veja abaixo a lista das 10 primeiras). Das empresas do Grupo Vivo, a operadora de telefonia fixa foi a que mais incomodou os consumidores por problemas como atrasos na instalação de linhas e inoperância do serviço.
Já em relação aos assuntos. Em primeiro lugar no semestre ficaram os relacionados a Telecomunicações (telefonia comunitária – pabx, ddr etc., telefonia fixa, telefonia celular e tv por assinatura), depois Instituições Financeiras (banco comercial, cartão de crédito – cartões de crédito e cartões de lojas) e, em terceiro, Aparelho Celular. Na quarta posição está Microcomputador/Produtos de Informática e a quinta colocação é dividida entre Móveis (para banheiro, cozinha, quarto e sala, entre outros) e Plano de Saúde (convênios de assistência médica e odontológica, plano de saúde não regulamentado, plano odontológico e seguros saúde).
Quanto aos índices de solução no primeiro atendimento do Procon-SP, a instituição afirma que, como em 2012, a maior parte dessas 30 empresas tem desempenho superior a 80%. Sabesp, Grupo Vivo e B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas) tiveram níveis de solução superiores a 90%. As piores nesse quesito são Akatus e Grupo UOL (em comércio eletrônico), Motorola (celulares) e Mabe (linha branca). O Grupo Votorantim aumentou seu índice de solução em relação a 2012, mas ainda é a companhia do segmento que tem o menor percentual de atendimento em fase preliminar: 61,75%.
O ranking online foi lançado em 2012, com o objetivo de oferecer à sociedade uma ferramenta de acompanhamento diário do comportamento das empresas “garantindo transparência a esses dados decisivos para que os consumidores possam melhor atuar no mercado de consumo”. O volume das 30 empresas ou grupos de empresas mais reclamadas correspondeu a mais da metade do total de casos intermediados pelo órgão ligado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.
Confira abaixo a lista das dez mais reclamadas e os respectivos números de atendimentos que elas geraram:
1º GRUPO VIVO – 5.756
2º GRUPO ITAU UNIBANCO – 3.981
3º GRUPO CLARO – 3.703
4º GRUPO BRADESCO – 3.041
5º GRUPO PÃO DE AÇÚCAR (EXTRA.COM / PONTOFRIO.COM / CASASBAHIA.COM /CASAS BAHIA / PONTO FRIO / EXTRA) – 2.369
6º TIM CELULAR S/A – 2.346
7º GRUPO NET – 2.222
8º GRUPO OI – 2.010
9º GRUPO SANTANDER REAL – 1.572
10º SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA – 1.455
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