SportPar abre as portas no Rio de Janeiro
Empresa é focada em gestão de ativos e desenvolvimento de novos negócios nas áreas de esporte e entretenimento
Empresa é focada em gestão de ativos e desenvolvimento de novos negócios nas áreas de esporte e entretenimento
Fernando Murad
30 de abril de 2012 - 10h30
Após a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o País se tornou o foco da indústria do esporte no mundo por conta das oportunidades de negócio que devem surgir com os dois eventos. Atentos ao potencial do mercado, os sócios Carlos H. Moreira Jr, Marcelo Luna e Victor Machado criaram em novembro do ano passado a SportPar.
Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada na gestão de ativos e em investimentos em projetos esportivos próprios ou de terceiros. Além disso, desenvolveu uma ferramenta de valoração de patrocínio (serviço que mensura o valor de uma propriedade esportiva) e a pesquisa A Indústria do Esporte no Brasil e no Mundo, material que apresenta uma visão do crescimento orgânico da indústria para os próximos anos e que auxilia os clientes da empresa na elaboração de projetos.
“Não existe ferramenta para mensuração de cota no Brasil. A metodologia de valoração SportPar surgiu de uma demanda da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) de estabelecer o valor do esporte no Brasil. Nosso objetivo com a ferramenta é oferecer credibilidade para as negociações de patrocínio no País”, conta Carlos Moreira, diretor-geral da SportPar, que em 19 anos de mercado atuou em empresas como Xerox e Nike, foi um dos fundadores do canal Esporte Interativo e, mais recentemente, vice-presidente de esportes da Geo Eventos.
O trabalho em execução para a CBV, por sinal, está na fase de valoração de patrocínio da Superliga masculina e feminina. Além disso, a empresa está tocando outros três projetos. Um deles tem previsão de lançamento para agosto. Trata-se da criação de uma liga esportiva indoor em parceria com o Grupo Tom Brasil, dono das casas de espetáculo Vivo Rio, na capital fluminense, e HSBC Brasil, em São Paulo.
Outro projeto, já em fase de comercialização junto a grupos de mídia e patrocinadores, foi batizado como O mito, a gata e o rato. A iniciativa consiste em desafios entre trincas de futevôlei e vôlei formadas sempre por uma lenda do esporte, uma bela craque feminina e um especialista da modalidade 100% em forma. Ainda não há previsão para a estreia da competição. Por fim, o terceiro é um projeto institucional para o canal Sportv, da Globosat.
Em outra frente, a SportPar atua como aceleradora de projetos ao lado de parceiros como a IEC Partners, de Boston, nos Estados Unidos, da qual é representante no Rio de Janeiro. A também carioca 21212, aceleradora especializada em projetos online de Marcelo Sales, é a outra parceria da companhia.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento