Streaming: a nova jogada dos clubes de futebol
Depois do Palmeiras, Corinthians também lança sua plataforma própria de vídeos, que podem criar nova conexão entre torcedores, times e marcas
Streaming: a nova jogada dos clubes de futebol
BuscarStreaming: a nova jogada dos clubes de futebol
BuscarDepois do Palmeiras, Corinthians também lança sua plataforma própria de vídeos, que podem criar nova conexão entre torcedores, times e marcas
Bárbara Sacchitiello
29 de maio de 2018 - 18h05
Na tarde dessa terça-feira, 29, o Corinthians informou a sua torcida o lançamento do streaming da Corinthians TV, canal de conteúdo audiovisual do clube. Pela plataforma, será possível assistir, via online, competições e partidas de diversas modalidades esportivas do clube, além de bastidores, treinos e reportagens com os atletas e elenco do time.
A iniciativa é semelhante a que o rival, Palmeiras, anunciou há duas semanas. Chamada de TV Palmeiras Play, a plataforma de streaming do clube alviverde também reúne conteúdo exclusivo e tem, como meta, exibir jogos e eventos ao vivo. A estratégia do clube é investir no conteúdo de outras modalidades esportivas, como futsal, basquete e natação.
Palmeiras anuncia sua própria “Netflix”
Ter um canal próprio para exibir o conteúdo do clube é algo estratégico não apenas pela conexão direta com a base de torcedores como também pela possibilidade de ter novas fontes de receitas. No caso do Palmeiras, o clube notou que, pelo YouTube, não teria como propor diferentes formatos comerciais aos anunciantes, uma vez que sempre estaria limitado a uma plataforma de terceiros. Essa foi uma das razões que levou ao desenvolvimento do streaming próprio.
De acordo com informações obtidas junto à comunicação, essa também é a ideia do Corinthians. Na plataforma própria de vídeos, o clube poderá exibir anúncios, vinhetas ou outros formatos comerciais feitos com patrocinadores ou com outras marcas com as quais negociar.
Futebol ao vivo
Aquilo que mais atrai o torcedor, no entanto, ainda é algo que está longe das plataformas de streaming dos clubes. Por conta dos direitos de transmissão negociados com a Globo, os clubes não podem exibir jogos ao vivo dos times profissionais de futebol em suas plataformas. Algumas flexibilidades nessa regra, no entanto, podem ser negociadas.
No caso do Palmeiras, a proposta é negociar os direitos para mostrar em seu streaming partidas de times da base, por exemplo, e até amistosos que não seriam exibidos pela mídia oficial.
Já para o Corinthians, a estratégia para preencher a vaga deixada pela transmissão ao vivo dos jogos foi oferecer um conteúdo de humor aos usuários. A TV Corinthians irá exibir uma narração especial dos jogos do time profissional, feita pela equipe do Canal Vilinha, conhecidos por fazer paródias de futebol. A primeira narração desse estilo será nessa quinta-feira, 31, quando o Corinthians enfrenta o América Mineiro pelo Campeonato Brasileiro.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros