Palmeiras anuncia sua própria “Netflix”
TV Palmeiras Play terá conteúdo exclusivo e transmissões ao vivo; ideia é ampliar conexão com os sócios-torcedores

Plataforma pode ser acessada via site ou aplicativo (Crédito: Reprodução)
A partir desta sexta-feira, 18, os torcedores do Palmeiras terão uma plataforma própria para acompanhar reportagens especiais, treinos, entrevistas e outros tipos de conteúdo do time. O clube paulista anuncia a criação da TV Palmeiras Play, uma plataforma OTT que tem como meta principal ampliar a conexão do time com a torcida, sobretudo com quem não tem oportunidade de estar presente no estádio para acompanhar os jogos do time in loco.
“O Palmeiras tem uma das maiores torcidas do Brasil e há um desafio cada vez maior de estender o contato com esses torcedores. A capacidade de nosso estádio é finita e não há como colocarmos todos os palmeirenses lá dentro. Então, temos como missão levar a experiência da marca aos torcedores de maneira mais ampla, fazendo com que aqueles que não podem estar presentes no estádio, seja por questões geográficas ou por outras razões, sintam-se parte do Palmeiras e próximos da marca do clube”, explica Roberto Trinas, diretor de marketing do clube alviverde.
A plataforma de conteúdo é uma evolução da TV Palmeiras, canal do clube no YouTube. Ter uma plataforma própria de conteúdo audiovisual é uma questão estratégica para o Palmeiras, tanto pela possibilidade de ampliação de conteúdo como pelas novas oportunidades de monetização. “Apesar da TV Palmeiras no YouTube ter uma audiência muito engajada, ela não é uma plataforma própria e isso nos traz algumas limitações. Já com o Palmeiras Play, como seremos proprietários, poderemos inserir conteúdos mais exclusivos, ampliar a oferta de vídeos e também criar alternativas de monetização para o clube”, explica o diretor de marketing. Apesar do lançamento, a TV Palmeiras, no YouTube, continua com a publicação de vídeos em ritmo normal.Nesse primeiro momento, a TV Palmeiras Play estará aberta e poderá ser acessada pelo site ou via aplicativo, de qualquer parte do mundo. Posteriormente, a maior parte do conteúdo será acessível apenas aos cadastrados no Avanti, o programa de sócio-torcedor do clube. Segundo Trinas, a estratégia consiste em ampliar as vantagens do programa e, consequentemente, aumentar o número de sócios-torcedores. “Queremos que o Palmeiras Play seja uma oferta complementar de nosso programa de sócios, algo adicional a que os usuários passam a ter direito. As vantagens do programa de sócios, atualmente, são muito direcionadas à participação nos jogos e queremos que o torcedor, ao se associar ao clube, tenha mais conteúdo exclusivo e mais possibilidade de contato com a marca”, diz Trinas.
No futuro, a ideia do Palmeiras é, também, transmitir algumas partidas pela plataforma, respeitando os acordos de transmissão que o clube possui com a Globo (na TV Aberta) e Esporte Interativo (a partir de 2019, na TV paga). “Podemos, por exemplo, exibir alguns jogos das equipes de base ou até amistosos do time profissional”, comenta o diretor de marketing. A equipe trabalha no desenvolvimento de um plano comercial para o Palmeiras Play, que deverá, em breve, ser apresentado ao mercado.
Para desenvolver a plataforma, o clube trabalhou em parceria com a Mediastream, companhia responsável pelos serviços de OTT do Esporte Interativo e do Cartoon Network. A plataforma foi desenvolvida em um período de 60 dias e, embora tenha se inspirado na Netflix para a criação da interface e da estrutura de navegação da plataforma, a companhia acredita que a plataforma terá um importante diferencial. “O clube pretende investir muito em conteúdos ao vivo, como bastidores de treinos e até a exibição de algumas partidas. Isso permite a criação de diversos modelos comerciais, além da criação de um banco de dados capaz de trazer informações sobre as preferencias de conteúdo da torcida”, comenta Marco Lopes, sócio da Mediastream.