Assinar

Varejo fatura mais com classes D e E

Buscar
Publicidade
Marketing

Varejo fatura mais com classes D e E

Dados da Apas mostram alta do consumo nas classes D e E, estagnação das vendas de produtos de marcas próprias e forte tendência de supermercados de bairro


8 de maio de 2012 - 10h03

A participação dos produtos de marca própria no faturamento dos supermercados brasileiros avançou somente 0,2 ponto percentual desde 2010. De acordo com dados de uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em conjunto com a Nielsen e a Kantar Worldpanel, a representatividade desse tipo de produto passou de 4,6% em 2009 para 4,8% em 2010 e para 4,9% em 2011.

O resultado, segundo a entidade, é reflexo do maior poder aquisitivo dos brasileiros, especialmente das classes emergentes, que nos últimos três anos passou a priorizar a experimentação de marcas nunca antes consumidas. Foi justamente essa parcela da população que alavancou as compras em 2011. O aumento no consumo de unidades foi de 1,3% na classe D e E, de 1,2% na classe C e de 1% nas classes A e B. A forte presença do componente aspiracional na decisão de compra do consumidor ainda deve exercer uma expressiva influência no crescimento das marcas próprias projetada para os próximos anos.

Outra tendência é a presença cada vez maior dos mercados de bairro, que conseguem oferecer preços até 48% mais baratos em comparação aos supermercados e hipermercados. O faturamento dos supermercados brasileiros atingiu a cifra de R$ 224,3 bilhões em 2011, alta de 4,4%.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos