Assinar

Zara quer lojas mais sustentáveis

Buscar
Publicidade
Marketing

Zara quer lojas mais sustentáveis

Marca está transformando seus pontos-de-venda em todos os países onde atua


2 de agosto de 2012 - 4h31

wraps
Nesta quinta feira, 02, a Zara anunciou o início da implementação no Brasil do programa Inditex Sustentável 2011-2015. Trata-se da inclusão das lojas no projeto de sustentabilidade do grupo espanhol. 

A loja recém-inaugurada no shopping JK Iguatemi é a primeira no Brasil a ser feita na nova configuração, que implica em ter 52% da energia utilizada vindos de fontes renováveis, além de redução das emissões de carbono em 20%, com economia de 42% de energia nas lojas. O projeto já havia sido implementado em lojas de Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio. A arquitetura das lojas também está sendo mudada, buscando orientar melhor os clientes e evitar excesso de informação no ponto-de-venda (o que em vez de ajudar, às vezes confunde). 

O objetivo do Grupo Inditex é que até 2015 todas as lojas reduzam suas emissões de carbono em 10% e chegar a 20% de redução até 2020. Não deixa de ser uma boa medida para limpar inclusive o nome da própria marca, manchado no Brasil pelas acusações de trabalho escravo, no início de 2011.

Apesar da nobreza do projeto, ele não será divulgado publicitariamente. Em todos os países onde atua a Zara somente costuma investir em publicidade para anunciar saldos de primavera-verão e outono-inverno e sua chegada a novos mercados. Mesmo assim, as peças costumam ser restritas à mídia impressa. Todas as peças de comunicação são feitas na Espanha e adaptadas a cada país. 

No Brasil, a Zara chegou em 1999, com uma loja no Shopping Morumbi, em São Paulo. Hoje, possui 34 lojas distribuídas também nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás e Maranhão, além do Distrito Federal. 

Para o Grupo Inditex, o Brasil é um “mercado-teste”, porque possui consumidoras “muito atrevidas”. A empresa possui no País uma equipe de criação, na qual atuam 11 profissionais. E para continuar atraindo os consumidores da marca traz os produtos da Espanha em aviões e abastecem as lojas duas vezes por semana, todas as quartas e sextas-feiras.

Sem dar detalhes, a marca também garante que a Zara Home primeira loja de produtos para casa da marca no Brasil, localizada no mesmo JK Iguatemi, também tem sido um sucesso e o objetivo é promover outras inaugurações a partir de 2013.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda