O hábito de ver TV e tuítar

Buscar
Publicidade

Mídia

O hábito de ver TV e tuítar

Segundo o Ibope Nielsen Online, 76% dos adultos navegam na internet enquanto ficam de olho na telinha


18 de maio de 2011 - 8h55

Assistir a programas televisivos e comentar a respeito das cenas exibidas na telinha sempre foi um costume dos brasileiros. Com a difusão das redes sociais, o que antes ficava restrito a uma conversa na sala de casa agora acaba se propagando pela web com uma incrível rapidez, gerando um grande volume de mensagens e conversas cujo assunto principal é a programação televisiva.

Essa conclusão foi extraída de um estudo feito pelo Ibope Nielsen Online no final do ano passado e início deste ano, que teve como objetivo analisar o comportamento da audiência brasileira e a utilização da internet. De acordo com a pesquisa, fica clara a interligação entre os hábitos de assistir a TV e de comentar sobre os programas na web, compartilhando as informações com os amigos.

Segundo a Nielsen, 76% dos adultos usuários da internet afirmam que navegam na web enquanto assistem à TV. Desse percentual, 54% garante que, durante esse tempo, posta mensagens no Twitter, Facebook e nas demais redes sociais, comentando a programação. Para o estudo, o Ibope Nielsen Online considera um universo de internautas de 73,9 milhões de brasileiros.

Como parâmetro, a pesquisa mensurou as mensagens na web postadas durante a exibição de reality shows, de novelas e de partidas de futebol. O resultado mostrou que o comportamento na web reflete a postura da audiência na telinha: o número de comentários aumenta conforme a importância da programação exibida (nos últimos capítulos de novelas, em jogos decisivos ou de maior rivalidade e nos dias de eliminação e de provas classificatórias em realities show, por exemplo).

Uma prévia dessa interação da TV com a internet foi apresentada pelo próprio Ibope em um dos painéis do ProXXIma 2011, evento organizado pelo Grupo Meio & Mensagem – clique aqui para ler sobre o assunto.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Placar e Centauro se unem para transmissão da Copa América

    Placar e Centauro se unem para transmissão da Copa América

    Com imagens, empresas levarão sinal para plataformas, além de contar com influenciadores para amplificar o conteúdo

  • Qual é a importância das métricas de atenção?

    Qual é a importância das métricas de atenção?

    Pesquisa da DoubleVerify revela que metade dos compradores de mídia na América Latina planejam integrar métricas de atenção em suas estratégias