O hábito de ver TV e tuítar

Buscar
Publicidade

Mídia

O hábito de ver TV e tuítar

Segundo o Ibope Nielsen Online, 76% dos adultos navegam na internet enquanto ficam de olho na telinha


18 de maio de 2011 - 8h55

Assistir a programas televisivos e comentar a respeito das cenas exibidas na telinha sempre foi um costume dos brasileiros. Com a difusão das redes sociais, o que antes ficava restrito a uma conversa na sala de casa agora acaba se propagando pela web com uma incrível rapidez, gerando um grande volume de mensagens e conversas cujo assunto principal é a programação televisiva.

Essa conclusão foi extraída de um estudo feito pelo Ibope Nielsen Online no final do ano passado e início deste ano, que teve como objetivo analisar o comportamento da audiência brasileira e a utilização da internet. De acordo com a pesquisa, fica clara a interligação entre os hábitos de assistir a TV e de comentar sobre os programas na web, compartilhando as informações com os amigos.

Segundo a Nielsen, 76% dos adultos usuários da internet afirmam que navegam na web enquanto assistem à TV. Desse percentual, 54% garante que, durante esse tempo, posta mensagens no Twitter, Facebook e nas demais redes sociais, comentando a programação. Para o estudo, o Ibope Nielsen Online considera um universo de internautas de 73,9 milhões de brasileiros.

Como parâmetro, a pesquisa mensurou as mensagens na web postadas durante a exibição de reality shows, de novelas e de partidas de futebol. O resultado mostrou que o comportamento na web reflete a postura da audiência na telinha: o número de comentários aumenta conforme a importância da programação exibida (nos últimos capítulos de novelas, em jogos decisivos ou de maior rivalidade e nos dias de eliminação e de provas classificatórias em realities show, por exemplo).

Uma prévia dessa interação da TV com a internet foi apresentada pelo próprio Ibope em um dos painéis do ProXXIma 2011, evento organizado pelo Grupo Meio & Mensagem – clique aqui para ler sobre o assunto.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata

    Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata

    Marca de apostas esportivas assume o lugar da Sportingbet que ocupava a posição desde 2016

  • Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste

    Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste

    Agência reguladora pode aplicar uma multa de até US$ 13,4 bilhões à Meta por vinculação do serviço de anúncios Marketplace ao Facebook