Abraji cria site sobre remoção de conteúdo
Plataforma CTRL-X foi desenvolvida em parceria com o Instituto Palavra Aberta
Plataforma CTRL-X foi desenvolvida em parceria com o Instituto Palavra Aberta
Meio & Mensagem
22 de junho de 2015 - 10h18
Com o objetivo de assegurar a transparência dos pedidos de remoção de conteúdo online, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Instituto Palavra Aberta, desenvolveu a plataforma CTRL-X.
Além de visibilidade, o objetivo do site é traçar um panorama relacionando as ações judiciais que solicitam a exclusão de determinados conteúdos na internet, mostrando os veículos atingidos por processos, as alegações e também possíveis resoluções. Com a iniciativa, a entidade pretende identificar casos em que há abuso e interferência na liberdade de acesso à informação e de imprensa, além de permitir que a sociedade acompanhe, fiscalize e discuta se a solicitação de remoção não fira os direitos civis, definiu Tiago Mali, coordenador do projeto, em comunicado.
A plataforma CTRL-X será lançada na terça-feira, 23, durante o seminário “Remoção Judicial de Conteúdo e Riscos à Liberdade de Expressão”, em evento realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Compartilhe
Veja também
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul
TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo
Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro