Mídia

Brasileiros preferem ver anúncios a pagar por serviços online

Pesquisa do IAB Brasil revela que o brasileiro já tem melhor compreensão sobre a importância de publicidade digital

i 18 de dezembro de 2025 - 6h01

Um estudo da DV e da Sapio aponta que 74% dos consumidores brasileiros estariam mais propensos a questionar os valores de uma marca, caso o seu anúncio seja visto ao lado de informações imprecisas

Internautas consideram anúncios úteis na jornada de compra (Créditos: Divulgação)

Cerca de 70% dos brasileiros preferem seguir consumindo conteúdos gratuitos sustentados por anúncios a ter que pagar pelo acesso.

É o que revela a pesquisa “Como seria a internet sem anúncios?”, realizada pelo IAB Brasil em parceria com o Instituto Offerwise. O estudo ouviu 1.500 pessoas, de diferentes faixas etárias, gêneros e classes sociais, entre os dias 14 e 24 de novembro.

O levantamento também revela que seis em cada dez internautas reduziriam o uso de serviços online e aplicativos caso tivessem que pagar para acessar o conteúdo.

No que diz respeito à relação dos usuários com a publicidade, nove em cada dez internautas reconhecem a importância de poder escolher quais conteúdos desejam pagar ou não, enquanto 71% afirmam que os anúncios são úteis no processo de decisão de compra.

O estudo mostra ainda que 70% dos usuários manteriam, no máximo, entre uma e cinco assinaturas, com disposição para pagar até R$ 25 por serviço (60%).

“A pesquisa demonstra que os brasileiros entendem a publicidade digital como um elemento essencial para tornar a internet mais democrática, acessível e inovadora. Os anúncios viabilizam o acesso a conteúdos gratuitos de qualidade e, ao mesmo tempo, contribuem para a personalização da experiência do usuário e para a facilitação da jornada de compra”, afirma Denise Hruby, CEO do IAB Brasil.

Inteligência artificial na publicidade

De acordo com a pesquisa, cerca de 55% dos entrevistados concordam que o uso de inteligência artificial em anúncios é positivo, mas destacam a necessidade de maior transparência na utilziação da tecnologia.

Outros 44% afirmam que a IA contribui para o direcionamento de anúncios mais relevantes e alinhados ao perfil do consumidor.