Catraca Livre: de blog a case premiado
Site, que nasceu com a proposta de fornecer dicas de lazer gratuitas ou baratas amplia serviços e conquista prêmio
Site, que nasceu com a proposta de fornecer dicas de lazer gratuitas ou baratas amplia serviços e conquista prêmio
Bárbara Sacchitiello
3 de maio de 2012 - 3h28
De um blog que fornecia dicas de lazer e divertimento para quem estava com o bolso meio vazio, o Catraca Livre cresceu, ampliou seu canal de atuação e, hoje, já leva a proposta de jornalismo colaborativo até para fora do País. Nesta semana, o site recebeu o título de Melhor Blog em Língua Portuguesa, concedido pela emissora alemã Deustche Welle.
Idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein e feito com a colaboração de um grupo de universitários, o site, há algum tempo, reposicionou sua estratégia, passando a utilizar o slogan “A Cidade Na Sua Mão” e oferecendo dicas baratas (ou gratuitas) de programas de lazer, cursos, serviços de saúde e de cidadania.
“Tive a ideia de montar o Catraca quando me dei conta de que muitos jovens acabavam deixando de frequentar as inúmeras opções culturais de São Paulo pelo fato de nem saber que elas existiam. Com o passar do tempo, percebemos que essa carência também existia em relação às informações sobre serviços de saúde, empreendedorismo, educação e outras assuntos de interesse dos cidadãos. Então, resolvemos ampliar o conteúdo do site”, explica o idealizador do projeto, Gilberto Dimenstein.
Sem sair do quintal
Apesar da exposição internacional, as projeções do Catraca Livre não fogem muito dos limites paulistanos. Segundo Dimenstein, a cidade de São Paulo permite uma exploração intensa de diferentes áreas e serviços, o que faz com que os esforços da empresa continuam concentrados em seu local de origem.
“Queremos fugir do óbvio, que seria ramificar o site em outras localidades. Acho interessante passar a ideia adiante, mas acredito que o Catraca deva aproveitar a sua vivência e consistência para aprimorar as informações e serviços referentes ao universo de São Paulo”, esclarece o jornalista.
Com um total de 540 mil acessos no mês de março, o site, que fica hospedado no portal UOL, conta com parcerias com marcas como Itaú Cultural, Johnson & Johnson, Hospital Samaritano, Santander, Magazine Luiza, entre outras. A ampliação desse leque de anunciantes, segundo Dimenstein, deve ser condizente com a proposta de cada uma das marcas em relação aos serviços oferecidos pelo site.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King