Catraca Livre: de blog a case premiado
Site, que nasceu com a proposta de fornecer dicas de lazer gratuitas ou baratas amplia serviços e conquista prêmio
Site, que nasceu com a proposta de fornecer dicas de lazer gratuitas ou baratas amplia serviços e conquista prêmio
Bárbara Sacchitiello
3 de maio de 2012 - 3h28
De um blog que fornecia dicas de lazer e divertimento para quem estava com o bolso meio vazio, o Catraca Livre cresceu, ampliou seu canal de atuação e, hoje, já leva a proposta de jornalismo colaborativo até para fora do País. Nesta semana, o site recebeu o título de Melhor Blog em Língua Portuguesa, concedido pela emissora alemã Deustche Welle.
Idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein e feito com a colaboração de um grupo de universitários, o site, há algum tempo, reposicionou sua estratégia, passando a utilizar o slogan “A Cidade Na Sua Mão” e oferecendo dicas baratas (ou gratuitas) de programas de lazer, cursos, serviços de saúde e de cidadania.
“Tive a ideia de montar o Catraca quando me dei conta de que muitos jovens acabavam deixando de frequentar as inúmeras opções culturais de São Paulo pelo fato de nem saber que elas existiam. Com o passar do tempo, percebemos que essa carência também existia em relação às informações sobre serviços de saúde, empreendedorismo, educação e outras assuntos de interesse dos cidadãos. Então, resolvemos ampliar o conteúdo do site”, explica o idealizador do projeto, Gilberto Dimenstein.
Sem sair do quintal
Apesar da exposição internacional, as projeções do Catraca Livre não fogem muito dos limites paulistanos. Segundo Dimenstein, a cidade de São Paulo permite uma exploração intensa de diferentes áreas e serviços, o que faz com que os esforços da empresa continuam concentrados em seu local de origem.
“Queremos fugir do óbvio, que seria ramificar o site em outras localidades. Acho interessante passar a ideia adiante, mas acredito que o Catraca deva aproveitar a sua vivência e consistência para aprimorar as informações e serviços referentes ao universo de São Paulo”, esclarece o jornalista.
Com um total de 540 mil acessos no mês de março, o site, que fica hospedado no portal UOL, conta com parcerias com marcas como Itaú Cultural, Johnson & Johnson, Hospital Samaritano, Santander, Magazine Luiza, entre outras. A ampliação desse leque de anunciantes, segundo Dimenstein, deve ser condizente com a proposta de cada uma das marcas em relação aos serviços oferecidos pelo site.
Compartilhe
Veja também
Personagem de Vale Tudo vira motorista de Uber Moto
Em ação de merchandising na novela da Globo, plataforma quer reforçar a modalidade de transporte perante o público
Consórcio formado entre Neooh e Helloo ganha concorrência da Aena
Processo da administradora, avaliado em R$ 1,3 bilhão, envolve a gestão e comercialização de mídia em 17 aeroportos no Brasil, incluindo Congonhas, em São Paulo