Globo encaminha negociações para manter Fórmula 1
Novos rumos na negociação dos direitos aproximou novamente a emissora da Liberty Media, detentora dos direitos; organização anuncia a realização do GP de Interlagos até 2025
Globo encaminha negociações para manter Fórmula 1
BuscarGlobo encaminha negociações para manter Fórmula 1
BuscarNovos rumos na negociação dos direitos aproximou novamente a emissora da Liberty Media, detentora dos direitos; organização anuncia a realização do GP de Interlagos até 2025
Bárbara Sacchitiello
16 de dezembro de 2020 - 18h47
(Crédito: Reprodução)
Embora tenha comunicado, no final de agosto, que não havia renovado o acordo com a Liberty Media para a transmissão da temporada 2021 da Fórmula 1, a Globo está perto de manter a competição em sua grade no próximo ano. Mudanças no rumo das negociações e a falta de um acordo com outros veículos fizeram com que a emissora, que exibe a competição automobilística há 40 anos, retomasse as conversas com a detentora dos direitos da F1 para manter o esporte em sua grade.
Após o anúncio oficial da desistência da negociação feito pela Globo, em agosto, a Liberty Media tentou um novo modelo para encontrar um parceiro de transmissão no Brasil. Em setembro, foi anunciado que a Rio Motorsports, empresa responsável pelo projeto do autódromo internacional do Rio de Janeiro, passava a ser detentora dos direitos da F1 no Brasil.
De acordo com o apurado pela reportagem, a Rio Motorsports chegou a iniciar conversas com alguns veículos, com a ideia de negociar as transmissões da F1 não apenas na TV, mas também nos meios digitais. Menos de dois meses depois do anúncio da parceria com a Liberty Media, no entanto, a Rio Motorsports saiu das negociações, deixando de ser a intermediária entre a Liberty Media e os veículos interessados. A partir daí, outros grupos de mídia interessados, como Band, TV Cultura, SBT e, mais tarde, a Disney, chegaram a conversar e discutir propostas, mas as negociações não avançaram, sobretudo por falta de acordo na questão dos valores cobrados.Com o caminho aberto, as conversas entre Liberty Media e Globo voltaram a acontecer. De acordo com informações apuradas junto ao mercado publicitário, a Globo está com negociações avançadas para fechar o contrato e manter as transmissões da F1 em sua grade. A expectativa do mercado publicitário é de que a confirmação da manutenção da F1 seja feita pela Globo até o final do ano, uma vez que há a necessidade de apresentar ao mercado o plano comercial para o projeto, uma vez que o calendário da F1 terá início em março.
Na temporada de 2020 da F1 na Globo, os patrocinadores foram Cervejaria Petrópolis, Nivea, Renault, Santander e TIM e cada uma das cotas de patrocínio teve preço de tabela de R$ 98,950. Dessas marcas, a Cervejaria Petropolis já anunciou a migração para o futebol, sendo uma das patrocinadoras da temporada 2020. Caso a Globo confirme a manutenção da F1, os atuais patrocinadores têm prioridade na negociação.
F1 cancela Grande Prêmio do Brasil em 2020
Nesta quarta-feira, 16, a organização da Fórmula 1 anunciou um acordo para a realização da etapa brasileira do calendário em Interlagos até 2025. A realização do evento no País será realizada pela Brasil Motorsports, empresa controlada pelo fundo de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi. Para a temporada 2021, o GP Brasil está marcado para 14 de novembro. Em 2020, a etapa brasileira foi cancelada por conta da pandemia da Covid-19, que obrigou a organização a refazer o calendário e, com isso, suspender algumas provas.
No comunicado, o presidente e CEO da F1, Chase Carey, celebrou a manutenção da categoria no autódromo de Interlagos. “O Brasil é um mercado muito importante para a Fórmula 1, com fãs dedicados e uma longa história no esporte. A corrida no Brasil sempre foi um destaque para nossos fãs, pilotos e nossos parceiros e estamos ansiosos para proporcionar aos fãs da Fórmula 1 uma corrida emocionante em Interlagos em 2021 e nos próximos cinco anos.”, declarou.
Compartilhe
Veja também
Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes
Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio
Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA
Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies