Assinar

Justiça dos EUA avalia que Google detém monopólio de buscas e publicidade

Buscar

Justiça dos EUA avalia que Google detém monopólio de buscas e publicidade

Buscar
Publicidade
Mídia

Justiça dos EUA avalia que Google detém monopólio de buscas e publicidade

Processo, aberto em 2020, tinha o objetivo de analisar se a companhia dificultou a entrada de concorrentes no segmento


6 de agosto de 2024 - 11h08

Privacy Sandbox pode diminuir receita

(Crédito: Confidence/Adobestock)

A justiça dos Estados Unidos considerou que a Alphabet, empresa proprietária do Google, violou a lei antitruste dos Estados Unidos nos segmentos de buscas e de publicidade digital.

A avaliação foi dada pelo juiz Amit Mehta, do distrito de Columbia, que declarou, após análises de documentos e evidência, que o Google detém monopólio e age para mantê-lo nos segmentos citados.

“Após ter considerado e pesado cautelosamente o depoimento e as evidências das testemunhas, o tribunal chega à seguinte conclusão: o Google é um monopolista e agiu para manter seu monopólio”, declarou o juiz, segundo reportagem do The New York Times.

A partir dessa decisão, o juiz ainda irá determinar quais medidas deverão ser adotadas pelo Google para mudar essa situação de monopólio, o que poderia envolver tanto a mudança em sua modelo de negócio como também a venda de parte da companhia.

Os questionamentos a respeito do suposto monopólio do Google no segmento de buscas e publicidade digital começaram a ser debatidos na Justiça dos Estados em 2020, quando uma ação do acusava a companhia de criar barreiras para impedir ou dificultar a entrada de concorrentes no mercado.

Ao longo do processo, em sua defesa, o Google alegou que não adotou práticas anticompetitivas e que detém uma grande fatia do mercado pela preferências que os usuários dão aos seus produtos e ferramentas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies