Críticas levam Google a tirar do ar comercial sobre Olimpíada
Big tech recebeu críticas por comercial exibido nos Estados Unidos que destacava a Gemini IA
Críticas levam Google a tirar do ar comercial sobre Olimpíada
BuscarBig tech recebeu críticas por comercial exibido nos Estados Unidos que destacava a Gemini IA
Meio & Mensagem
2 de agosto de 2024 - 11h30
Comercial recebeu críticas por pedir à IA que escrevesse carta (Crédito: Reprodução)
Com informações do Ad Age
O Google deixou de exibir na televisão dos Estados Unidos um comercial temático dos Jogos Olímpicos após receber muitas críticas nas redes sociais. O vídeo ainda pode ser encontrado no Youtube, mas a gigante de tecnologia desativou os comentários.
Com o nome de “Dear Sydney”, a campanha foi desenvolvida internamente e tinha a proposta de promover a plataforma Gemini, de inteligência artificial. Os espectadores, contudo, não aprovaram o storytelling.
No vídeo, um pai ajuda sua filha a escrever uma carta à velocista Sydney McLaughlin-Levrone, ídolo da garota no esporte Olímpico. Porém, em vez de encorajar a menina a expressar seu sentimento, o pai delega ao Gemini a responsabilidade de escrever a carta para a atleta. Assista:
As pessoas criticaram bastante o comercial nas redes sociais. Muitos argumentaram que a IA estaria fazendo algo que seria muito importante para a formação das crianças enquanto outros pontuaram que o Google estaria reforçando o medo de que os trabalhos humanos podem ser substituídos pela inteligência artificial.
O comercial teve uma exibição significativa ao longo da cobertura Olímpica na NBCU, a TV estadunidense que detém os direitos de exibição dos Jogos, além de ter sido veiculado em outros canais.
“Embora o comercial tenha sido testado bem antes de ir ao ar, pelo feedback, decidimos eliminá-lo gradualmente da exibição durante a Olimpíada”, declarou um porta-voz do Google ao Ad Age.
A companhia havia defendido o comercial no início da semana, em um comunicado. “Acreditamos que a inteligência artificial pode ser uma importante ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas que nunca a substituirá. Nosso objetivo era criar uma autêntica história de celebração do Time USA. Ele mostra uma admiradora do atletismo e seu pai e pretende mostrar como o aplicativo do Gemini pode fornecer um ponto de partida para alguém que procura ideias para sua escrita”.
Compartilhe
Veja também
COB estreia o canal Fast Time Brasil em parceria com a Play9
Com lançamento previsto para 18 de outubro, a parceria entre o comitê e a Play9 tem como objetivo unificar e potencializar o conteúdo esportivo no ambiente digital
Neoenergia amplia patrocínio ao Comitê Olímpico do Brasil
Empresa será parceria estratégica no fornecimento de energia renovável para centro de treinamento do Comitê por meio do mercado livre e apoiará o esporte feminino