Mauricio de Sousa, 90 anos de vidas
Maior quadrinista do País, que criou trouxe à luz mais de 400 personagens, faz aniversário nesta segunda-feira

Maurcio de Sousa faz 90 anos e continua a trabalhar na MSP Estúdios (Crédito: Caue Moreno)
Mais de 1 bilhão de revistinhas vendidas, mais de 400 personagens, 66 anos de existência da MSP Estúdios. Os 90 anos de Mauricio de Sousa, celebrados nesta segunda-feira, 27, são feitos de números e de muita história.
A MSP Estúdios, que antes era Mauricio de Sousa Produções, tem no portfólio mais de 400 personagens e licenciamentos, inclusive de produtos e marcas, com mais de 200 empresas.
Nos últimos anos, a companhia realizou mais de 20 produções audiovisuais, entre conteúdo para streaming, live action e animações.
Entre 2018 e 2024, os investimentos foram de R$ 200 milhões em projetos na área de audiovisual.
Mauricio de Sousa renovou a MSP Estúdios
Nessa renovação, a MSP Estúdios reconfigurou a liderança, cuja missão principal é a de dar continuidade ao legado de Mauricio de Sousa.
Assumiram como diretores-executivos Marina Sousa e Mauro Sousa (filhos de Mauricio), Marcos Saraiva (neto do cartunista) e Fábio Junqueira, profissional que está na companhia há mais de 15 anos.
O fundador e criador do universo da Turma da Mônica segue como presidente da MSP Estúdios.
Com a reconfiguração, Alice Takeda, esposa de Mauricio e diretora de arte, e Mônica Sousa, filha e uma das principais executivas da empresa, ingressaram no conselho da MSP Estúdios.
Mauricio de Sousa pelo filho
As comemorações começaram na semana passada, com o lançamento de Mauricio de Sousa – O Filme.
A produção mostra as origens do artista e a criação dos primeiros personagens da Turma da Mônica: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.
No filme, Mauricio tem a interpretação original feita pelo próprio filho, Mauro Sousa.
Assim, a cinebiografia apresenta os bastidores da vida do desenhista e criador da Turma da Mônica.
Dessa forma, o filme mostra o início de sua trajetória até o lançamento do primeiro gibi.
Portanto, esse gibi foi o marco que deu origem à atual MSP Estúdios, companhia multiplataforma que segue sob a presidência de Mauricio de Sousa.
Também nesta segunda, a TV Brasil exibe, às 23h, um novo episódio do programa Caminhos da Reportagem, que tem como tema “Mauricio 90: desenhando o Brasil”.
A atração, dessa forma, homenageia o legado e a contribuição de Mauricio à cultura do País.
Especial de aniversário de M&M
Na edição de aniversário dos 47 anos, em abril deste ano, Meio & Mensagem fez entrevista especial com Mauricio de Sousa.
De fato, as perguntas vieram de celebridades e nomes de destaque do mercado de comunicação, marketing e mídia.
Participaram desta entrevista pessoas como Xuxa, Isaac Amendoim, ator que interpretou Chico Bento no live-action Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, Mauricio Lima, CEO do Grupo Abril (a editora Abril foi a primeira a publicar os quadrinhos da Turma da Mônica, entre 1970 e 1986), e Benjamin Yung Jr (BJ), CEO da DPZ&T.
Também enviaram perguntas Deh Bastos, comunicadora, palestrante e gestora do projeto de letramento racial Criando Crianças Pretas, foi uma das homenageadas pelo projeto Donas da Rua da MSP Estúdios; Paulo Sousa, presidente da Cargill, que detém a marca do extrato de tomate Elefante, com licenciamento do Jotalhão, o primeiro personagem de quadrinhos licenciado por marca no Brasil, em 1970; Luccas Neto, youtuber, ator, empresário e apresentador de TV; e Margareth Menezes, cantora, compositora e ministra da Cultura, entre outros.