Mídia

Mauricio de Sousa vira personagem de si mesmo na telona

Com direção de Pedro Vasconcelos e estrelado pelo filho Mauro Sousa, filme homenageia Turma da Mônica

i 14 de outubro de 2025 - 6h03

Mauro Sousa interpreta seu pai, Mauricio de Sousa, na cinebiografia que será lançada em 23 de outubro

Mauro Sousa interpreta seu pai, Mauricio de Sousa, na cinebiografia que será lançada em 23 de outubro (Crédito: Vantoen Pereira Jr.)

Da infância em Mogi das Cruzes, interior de SP, à criação de mais de 400 personagens que marcaram gerações, Mauricio de Sousa – O Filme promete emocionar o público com uma história que mistura sonho, persistência e afeto.

De fato, a estreia do filme está prevista para o próximo dia 23.

A cinebiografia apresenta os bastidores da vida do desenhista e criador da Turma da Mônica, mostra o início de sua trajetória até o lançamento do primeiro gibi.

Portanto, esse gibi foi o marco que deu origem à atual MSP Estúdios, companhia multiplataforma que segue sob a presidência de Mauricio, que completará 90 anos no dia 27 deste mês.

Sob a direção de  Pedro Vasconcelos (Fala Sério, Mãe!) e codireção de Rafael Salgado, o longa é protagonizado por Mauro Sousa, filho de Mauricio e atual diretor executivo da MSP Estúdios.

No elenco, estão nomes como Elizabeth Savalla, Emílio Orciollo Neto, Natália Lage, Thati Lopes, Othon Bastos e Clara Galinari, que ajudam a dar vida a diferentes fases da história do cartunista.

Quem é Mauricio de Sousa

“Esse projeto nasceu da intenção de contar para o povo brasileiro quem é o Mauricio de Sousa de verdade, o cara que está por trás dos quadrinhos, que teve infância simples e trajetória de muita persistência”, detalha o diretor.

“Queria dar de presente esse filme a ele, enquanto está vivo, como forma de agradecer por tudo o que nos proporcionou. Mauricio transformou nossas vidas e fez de nós seres humanos melhores por meio do seu trabalho e dedicação”, completa.

De fato, o diretor diz que, desde o início, quis focar no recorte da infância e juventude do artista, com foco no momento em que o sonho de desenhar começou a ganhar forma.

“A infância dele era fundamental para entender quem se tornaria”, explica Vasconcelos.

“Quis mostrar o antes da fama, o cara que pegava ônibus, que ficou devendo aluguel, que ouviu não de várias pessoas. Ele é uma pessoa comum, que lutou, insistiu e, pela paixão, transformou o impossível em realidade.”

Origens dos personagens

Além de mostrar os desafios de Mauricio de Sousa, o filme apresenta as origens de seus primeiros personagens, como Bidu, que teve inspiração em seu cachorro de infância, Cuíca, e Franjinha, protagonistas da primeira tirinha que saiu em 1959.

Mônica e Magali, criações que surgiram a partir das filhas do cartunista, ganham destaque, assim como Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Horácio e Astronauta.

“O filme é sobre sonhar e insistir, mesmo quando tudo parece impossível. Porque foi isso que o Mauricio fez, e é isso que ele ensina a todos nós, até hoje”, completa.

Mauricio de Sousa completará 90 anos em 27 de outubro

Mauricio de Sousa completará 90 anos em 27 de outubro (Crédito: Vantoen Pereira Jr.)

Continuidade do legado

Portanto, para Mauro, interpretar o próprio pai foi um ato de amor e um gesto de continuidade.

“Acredito muito nesse alinhamento da vida, sabe? As coisas vão se conectando. O filme é uma forma de perpetuar a história do meu pai, e a minha atuação dentro da empresa tem o mesmo propósito: continuar esse legado”, explica.

“Tanto como ator quanto na cadeira que ocupo na empresa, minha entrega é a mesma. É o mesmo amor, a mesma paixão por ele e pela obra.”

Mauro, que lidera o braço de entretenimento ao vivo e projetos temáticos, vê o longa como extensão natural desse movimento de expansão da marca.

“O filme vai nascer, vai existir, vai ficar. E vai continuar levando a história do meu pai para novas gerações, crianças, adolescentes e adultos, que ainda vão se encantar com esse universo.”

Thati Lopes interpreta Marilene Sousa, primeira esposa de Mauricio de Sousa

Thati Lopes interpreta Marilene Sousa, primeira esposa de Mauricio de Sousa (Crédito: Iury Senck)

Emoção na família

A emoção promete tomar conta da família na primeira exibição do corte final para Mauricio, que ainda não assistiu à versão definitiva do filme.

“Ele viu um dos primeiros cortes, mas ainda sem trilha e finalização. Agora, estamos organizando um momento especial para assistir juntos”, conta Mauro.

“Minha família é muito grande. Vamos ter que fechar umas duas ou três salas de cinema para caber todo mundo. Vai ser uma emoção sem tamanho”, afirma.

Assim, com produção da Focus Films e Boa Ideia Entretenimento, em coprodução com a Star Original Productions, da Disney+, e colaboração da MSP Estúdios, o longa será distribuído pela Star Distribution.

Ainda, o foco do filme é a experiência nos cinemas, sem previsão de lançamento em streaming.