OpenA estaria desenvolvendo plataforma de ads no ChatGPT
Imagem vazada de código indica comandos para funcionalidades de anúncios em meio a tentativas de monetização do chatbot
Ao que tudo indica, a OpenAI está desenvolvendo uma plataforma de anúncios no ChatGPT.

(Crédito: Mehaniq/Shutterstock)
Uma imagem de um código inédito divulgada por Tibor Blaho, engenheiro chefe da AIPRM.com (a empresa presta serviços de otimização para a OpenAI) mostra comandos com termos característicos do mercado publicitário para a venda de anúncios.
“O aplicativo ChatGPT para Android, versão beta 1.2025.329, inclui novas referências a um “recurso de anúncios” com “conteúdo de bazar”, “anúncio de pesquisa” e “carrossel de anúncios de pesquisa”, escreveu em postagem no X. Confira abaixo:
ChatGPT Android app 1.2025.329 beta includes new references to an “ads feature” with “bazaar content”, “search ad” and “search ads carousel” pic.twitter.com/BdHOJIQHmA
— Tibor Blaho (@btibor91) November 29, 2025
“A OpenAI vem falando há algum tempo sobre a possibilidade de testar anúncios de forma cautelosa, e essas referências são o primeiro indício claro de que isso está agora em desenvolvimento ativo”, disse em outra publicação.
Blaho sugere que os anúncios deverão ser exibidos por meio de respostas a pesquisas dos usuários, bem como compras e outras recomendações. Em novembro, a OpenAI lançou uma solução para pesquisa de compras, o que permite encontrar produtos em diversos sites, clicar nos links e comprar.
A empresa comandada por Sam Altman vem buscando formas de monetizar o ChatGPT e a venda de publicidade seria uma forma de manter a gratuidade de uma das versões e de cobrar por planos sem anúncios.
Aos três anos, o ChatGPT já acumula 800 milhões de usuários ativos mensais, conforme dados da própria OpenAI. A plataforma responde 29 mil mensagens por segundo, tendo o Brasil entre os três países que mais a utilizam globalmente.
As apostas são endossadas, ainda, por uma série de contratações que a OpenAI vem fazendo. Também recentemente, a companhia publicou uma vaga para “engenheiro(a) de plataforma de marketing pago para crescimento”, com atribuições que incluíam a construção de sistemas internos de integração de anúncios, gerenciamento de campanhas e atribuição, por exemplo.
Já um levantamento do The Information aponta que 30% do quadro de funcionários da OpenAI — 3 mil ao todo — veio da Meta, detentora do Instagram, WhatsApp e Facebook, e que também vem apostando na inteligência artificial amplamente.