Mídia

ChatGPT lança funcionalidade de pesquisa de compras

Ferramenta permite consultar produtos e comprar diretamente pelos links indicados pelo chatbot da OpenAI

i 24 de novembro de 2025 - 16h22

ChatGPT lança funcionalidade de pesquisa de compras que permite consultar produtos e comprar diretamente pelos links indicados pelo chatbot da OpenAI (Crédito: PureSolution/Shutterstock)

ChatGPT lança funcionalidade de pesquisa de compras que permite consultar produtos e comprar diretamente pelos links indicados pelo chatbot da OpenAI (Crédito: PureSolution/Shutterstock)

O ChatGPT, da OpenAI, lança a pesquisa de compras, o que permite ao usuário encontrar produtos em diversos sites, clicar nos links e comprar.

De fato, isso ocorre pouco depois do anúncio do Atlas, navegador da OpenAI, que concorre com Google e Microsoft.

O uso é equivalente à pesquisa do ChatGPT.

Portanto, basta dar o comando (prompt) como “Encontre o aspirador sem fio mais silencioso para um apartamento pequeno” e a IA retornará com várias opções.

A partir desta segunda-feira 24, na semana da Black Friday, a pesquisa de compras está disponível para dispositivos móveis e web para planos Gratuito, Go, Plus e Pro.

Ainda segundo o ChatGPT, para ajudar nas compras de fim de ano, a funcionalidade é para uso “quase ilimitado” para todos os planos durante as festas.

Pesquisa de compras no ChatGPT Pulse

O chat também lança pesquisas de compras no ChatGPT Pulse, que está disponível para usuários do ChatGPT Pro.

Dessa maneira, quando relevante, o Pulse pode sugerir guias de compra personalizados de forma proativa com base em suas conversas anteriores.

O ChatGPT Pulse funciona como agente de IA proativo e entrega resumos diários personalizados ao usuário em vez de apenas responder a perguntas.

A funcionalidade analisa o histórico de conversas, feedback e, com permissão, dados de aplicativos como Gmail e Calendário para prever as necessidades do usuário.

GPT-5 mini

Contudo, a pesquisa de compras funciona com versão do GPT-5 mini (versão compacta da quinta versão do chatbot, a GPT 5).

O treinamento do GPT-5 mini foi feito com aprendizagem por reforço especificamente para tarefas de compras.

Dessa forma, a ferramenta, segundo a empresa, lê sites confiáveis, cita fontes confiáveis e sintetiza informações de diversas fontes para produzir pesquisas de produtos de alta qualidade.

Ainda conforme a empresa, os chats de pesquisas de compras nunca são compartilhados com varejistas.

Portanto, os resultados são orgânicos, com base em sites de varejo públicos, que leem páginas de produtos diretamente, citam fontes e evitam sites de baixa qualidade ou com spam.