Mídia

NBC muda nome e estilo do canal Versus

A partir do dia 2 de janeiro, canal passa a adotar a marca NBC Sports Network, com a ideia de agregar mais fãs e admiradores

i 2 de agosto de 2011 - 10h03

(*) Em uma manobra que tem o objetivo de conseguir ampliar seus ativos televisivos esportivos, a rede norte-americana NBC Universal anunciou nessa segunda-feira que irá renomear o canal de esportes Versus para NBC Sports Network. A nova marca entrará no ar no dia 2 de janeiro de 2012 e pretende aproveitar os eventos NHL Winter Classic e Super Bowl para ajudar a promover a nova fase.

O movimento ilustra a ambição da proprietária da NBC Universal, a Comcast Corp., e também dos executivos de mídia da companhia que, seguindo o desejo do CEO da NBC Universal, Steve Burke, vem sentindo a necessidade de ter um ativo esportivo forte, aos moldes da ESPN. Como o Versus ainda não tinha atingido esse patamar, há a esperança de que a marca possa ser fortalecida com o uso do nome BBC Sports, aproveitando a relação da rede com as Olimpíadas, a cobertura da liga nacional de Hockey – propriedade do The Golf Channel – e as transmissões do Sunday Night Football.

“Isso é mais do que apenas uma mudança de nome para o Versus. É um completo reposicionamento da marca para conquistar valor de mercado e consumidores, bem como para todos nossos afiliados e distribuidores”, disse Mark Lazarus, chairman do NBC Sports Group.

Segundo o executivo, a ideia é aumentar os valores de produção dos programas que já são feitos pela NBC Sports Network, fazendo com que eles parecem eventos próprios da NBC. Durante os Jogos Olímpicos, por exemplo, a rede já ganhou fama por produzir especiais jornalísticos que abordem os bastidores dos atletas e dos jogos.

O ex-canal Versus já tem um longo caminho a percorrer. Em 2010 o canal conseguiu US$ 110,7 milhões em receitas publicitárias, o que representa um aumento de apenas 3,1% da receita obtida em 2009. Para comparação, no mesmo ano de 2010, a ESPN conseguiu uma receita publicitária de US$ 1,74 bilhões, uma quantia 14,1% maior do que os ganhos obtidos no ano anterior.

* Com informações do Advertising Age.

wraps