NYT: próximo a 700 mil assinantes digitais
Balanço do primeiro semestre indica que a circulação continua a crescer, impulsionada pelos pacotes digitais, embora a receita tenha caído 1,4%
Balanço do primeiro semestre indica que a circulação continua a crescer, impulsionada pelos pacotes digitais, embora a receita tenha caído 1,4%
Meio & Mensagem
1 de agosto de 2013 - 1h38
O New York Times divulgou na manha desta quinta-feira, 1º, o balanço do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2013, no qual indica progressão das receitas de vendas sobre propaganda, já em curso desde o fortalecimento de suas estratégias em paywall. A circulação paga aumentou 5,8%, de US$ 460,28 milhões no primeiro semestre de 2012 para US$ 486,92 milhões no mesmo período deste ano. O faturamento em propaganda, no entanto, caiu 8,5%, de US$ 435,46 mi para US$ 398,62 mi.
Outras fontes de renda caíram cerca 5,4%. No total, o grupo perdeu 1,4% em receitas: de US$ 965,23 milhões no primeiro semestre do ano passado para US$ 951,29 mi neste ano.
O número de assinantes e o nível de compra de edições avulsas têm colaborado para manter o equilíbrio financeiro da empresa. Apesar do declínio na circulação de cópias impressas, tanto o New York Times como o International Herald Tribune (IHT) e o Boston Globe tiveram aumento nas vendas digitais, com um total de US$ 75,1 milhões, crescimento de 51,7% acima de 2012. Só o NYT e o IHT alcançaram 699 mil assinantes nessas modalidades ao final de junho, um aumento de mais de 35% na comparação com o segundo trimestre de 2012.
Esse incremento e alguns cortes de custos, incluindo materiais da produção de impresso, colaboraram para aumento do lucro como um todo, apesar da queda de receita. No semestre passado, o grupo faturou – já descontados juros, impostos, depreciação e amortização – US$ 77,09 milhões, 34% a mais que os US$ 57,55 mi que lucrou no primeiro semestre de 2012.
Em comunicado, o grupo diz esperar a continuidade dessas tendências até o fim do ano, com aumento de liquidez e retração em resultados referentes a aquisições e fusões. A empresa espera, no entanto, maior adesão de anunciantes e assinantes em outubro, quando deverá ser formalizada a alteração do nome do IHT para The International New York Times.
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