Assinar

Papa foi pop também nas redes sociais

Buscar
Publicidade
Mídia

Papa foi pop também nas redes sociais

Cobertura da Jornada Mundial da Juventude feita pela Globo gerou o maior volume de comentários da semana no Twitter


30 de julho de 2013 - 9h11

A percepção de que não se falou em outra coisa a não ser da passagem do Papa Francisco pelo Brasil, na semana passada, também foi confirmada pelas redes sociais. O ranking TTV, elaborado semanalmente pela Tuilux para o Meio & Mensagem, reforçou o forte impacto causado pela visita do pontífice, que pautou a maioria das rodas de conversas on e offlines.

Na semana passada – entre os dias 22 e 28 de Julho – a cobertura da visita do Papa e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), feitas pela Rede Globo, foram a programação televisiva mais comentada no Twitter. A TV Globo, inclusive, deslocou alguns de seus programas ao longo dos últimos dias para transmitir missas e pronunciamentos do Papa Francisco. Até mesmo a Fórmula 1, um dos produtos esportivos mais valiosos da casa, deixou de ser exibida para dar lugar à última solenidade da JMJ. Além da transmissão ao vivo dos eventos, o Papa também era assunto de quase todos os programas da casa. No domingo, 28, o Fantástico exibiu, com exclusividade, a primeira entrevista concedida pelo pontífice a uma emissora de TV no mundo.

Assim que o Papa chegou ao Brasil, a Tuilux já havia elaborado uma edição especial do ranking TTV apenas para mensurar a repercussão de sua chegada e primeiros momentos em solo nacional. Por essa análise já era possível notar o forte impacto dos acontecimentos no Twitter, sendo que muitos dos usuários criticavam o excesso de espaço dado pela Globo ao evento da Igreja católica.

Depois do Papa, o reality show A Fazenda manteve a grande repercussão das últimas semanas, mantendo o segundo lugar. Já entre as novelas, Carrossel, cujo último capítulo foi exibido na sexta-feira, 26, foi a mais bem colocada, ficando na terceira posição. Confira o ranking completo das atrações da TV aberta mais comentadas no Twitter:

1- Papa Francisco no Brasil (Globo)
2- A Fazenda (Record)
3- Carrossel (SBT)
4- Amor à Vida (Globo)
5- Programa da Tarde (Record)
6- Globo Repórter (Globo)
7-Pânico na Band (Bandeirantes)
8- Chiquititas (SBT)
9- Sangue Bom (Globo)
10- Malhação (Globo)

Mais Papa no Twitter
Nessa segunda-feira, 29, o próprio Twitter divulgou um balanço sobre o volume de mensagens gerados com a vinda do Papa ao Brasil. De acordo com a rede social, que utiliza dados da Tribatics, uma ferramenta da Zauber Labs, na semana anterior à chegada do Pontífice, os brasileiros postaram 34.918 mensagens a respeito dele e do grande evento. Já na semana da Jornada Mundial da Juventude, esse número saltou para 1,227 milhões de mensagens – sendo cada uma delas com alguma menção ao Papa ou àperegrinação dos jovens no Rio de Janeiro. Ainda segundo o estudo do Twitter, os posts feitos pelo próprio Papa, em português, foram retuitados mais de 36 mil vezes.

TV Paga
Os espectadores da TV paga não se preocuparam muito com o Papa e mantiveram o interesse pelas séries e programas musicais. Segundo o TTV dos canais pagos, o programa mais comentado da semana foi o TVZ, do Multishow. Apesar disso, uma intensa discussão dos fãs de diferentes seriados conseguiu colocar diversos deles na lista semanal. iCarly e Big Time Rush, ambos da Nickelodeon, foram os que mais geraram comentários. Confira o ranking completo:

1- TVZ (Multishow)
2- iCarly (Nickelodeon)
3- Big Time Rush (Nickelodeon)
4- The Walking Dead (Fox)
5- South Park (Vh1)
6- Friends (Warner)
7- E!News (E!)
8- Violetta (Disney)
9- As Branquelas (Fox)
10- Os Simpsons (Fox)
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também