Posse de Lula gera mais de 1 milhão de menções nas redes sociais
Monitoramento do Buzzmonitor acompanhou as publicações entre 26 de dezembro e 02 de janeiro; pico das postagens aconteceu durante a passagem da faixa
Posse de Lula gera mais de 1 milhão de menções nas redes sociais
BuscarPosse de Lula gera mais de 1 milhão de menções nas redes sociais
BuscarMonitoramento do Buzzmonitor acompanhou as publicações entre 26 de dezembro e 02 de janeiro; pico das postagens aconteceu durante a passagem da faixa
O período eleitoral brasileiro movimentou as redes sociais em 2022. Neste início de ano, com a posse do novo presidente do Brasil, não foi diferente. A cerimônia que ocorreu no domingo, 1, em Brasília, rendeu pouco mais de 456 mil postagens nas plataformas digitais. Ao todo, entre 26 de dezembro e 01 de janeiro, foram registradas 1.044.746 menções sobre a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, vindas de cerca de 369,4 mil internautas.
As informações são do Buzzmonitor, que monitorou redes sociais ao longo de quase uma semana até o evento do último domingo. O pico das menções ocorreu perto das 17h, horário em que a passagem da faixa presidencial foi feita ao presidente Lula.
Das mais de 450 mil menções do dia 1 de janeiro, 247.911 foram classificados como positivas; 174.093 foram consideradas negativas e 34.524 neutras.
O maior volume de posts aconteceu no Twitter, com 95% das citações. Em seguida aparecem o Facebook (2,7%) e Instagram (1,4%). Já em relação aos termos, “Lula” foi o primeiro do ranking, com 57.371 menções; “Faixa” (36.912) e “Presidente” (23.957) ocupam a segunda e a terceira posição. Aparecem ainda palavras como “Bolsonaro”, “Povo”, “Brasil” e “História”.
Em relação às hashtags, a líder é a #festivaldofuturo, que corresponde ao evento realizado após a cerimônia de posse. Os shows foram em comemoração ao ao novo mandato e, dentre os artistas, esteve Pabllo Vittar. A artista ocupou 53,5% do buzz das atrações do festival. Além disso, sucedem ainda Baiana System, Valesca Popozuda e Margareth Menezes, com 11,2%, 10,8% e 8,5%, respectivamente.
Outras pessoas que apareceram no estudo do Buzzmonitor foram Francisco Filho, garoto da periferia de São Paulo que esteve na posse ao lado do presidente. Ele foi citado 14.577 vezes. Em seguida, Aline Sousa, que passou a faixa a Lula, foi mencionada em 10.798 postagens. A foto do momento, presente no perfil do Instagram do petista, já acumulava mais de 3 milhões de curtidas até o momento da análise.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital