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Como o Google quer se inserir nos setores da economia do Brasil em 2023

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Como o Google quer se inserir nos setores da economia do Brasil em 2023

Em evento realizado na última terça-feira, 27, a big tech apresentou iniciativas que colocam a tecnologia a serviço do cidadão brasileiro em diversos segmentos, desde turismo até games e finanças


28 de junho de 2023 - 12h31

Nessa terça-feira, 28, ocorreu o Google for Brasil, evento do Google que apresenta as principais inovações e parcerias da empresa. A companhia anunciou que movimentou R$ 153 bilhões em atividades econômicas para as empresas do Brasil em 2022.

Em sequência ao plano de se posicionar como uma facilitadora, contribuindo com o dia a dia do brasileiro por meio da tecnologia, sobretudo a inteligência artificial, a big tech apresentou novas iniciativas para fomentar diversos segmentos.

Google Brasil

Entre as novidades, está a parceria do Google com O Boticário e eCycle para incentivar reciclagem (Crédito: Divulgação/Google)

Além disso, comunicou a abertura de um novo escritório no País, para dar suporte ao serviço de Cloud e times de engenharia.

Confira os anúncios da companhia para os próximos meses:

Sustentabilidade e meio-ambiente

No evento para o Brasil, o Google anunciou parceria com O Boticário e eCycle. A iniciativa visa fornecer informações atualizadas sobre 3.500 pontos de coleta de lixo para reciclagem tanto no Google Maps quanto em seu buscador. Os pontos de coleta deverão incluir ONGs, lojas, cooperativas de reciclagem e prédios públicos, para receber itens como roupas, baterias etc.

Turismo

Por meio de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Google irá auxiliar na criação de conteúdo em vídeo sobre os destinos brasileiros a fim de disseminá-lo a nível global por meio do YouTube Shorts.

Ademais, atuará ao lado do setor de inovação Embratur Lab para capacitar 35 mil empreendedores na atualização de perfis de negócios nas plataformas, bem como monitorar tendências de interesse por viagens com base em dados disponibilizados pela companhia.

A IA do Google estará presente nos esforços de imersão no Google Maps. as próximas semanas, a big tech promete apresentar o Indoor Live View para facilitar a navegação no Aeroporto de Guarulhos. Ademais, o recurso Immersive View está disponível para pontos turísticos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Os usuários podem ver renderizações em 3D dos monumentos, museus, entre outros.

Games

O Google irá promover outra rodada do Indie Games Fund. Criada no ano passado, a iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento da indústria de games latino-americana. Mais uma vez, Google Play irá selecionar 10 desenvolvedores de jogos para receber seed capital, bem como consultoria de especialistas da companhia.

Desenvolvimento à cidadania

A companhia irá expandir o projeto Plus Codes e renovar a parceria com a ONG Gerando Falcões e a startup de logística NaPorta para levar o endereçamento digital a mais de 20 favelas em todo o Brasil. No longo prazo, a pretensão é expandir o serviço a mais de 100 comunidades.

Além disso, a fim de promover a chamada ‘cidadania digital’, a big tech trabalha no aprimoramento da experiência de pesquisa sobre serviços sociais como o Bolsa Família e o Seguro-Desemprego. O objetivo é facilitar o acesso de usuários a páginas oficiais do governo para informações sobre elegibilidade e inscrição nos programas.

Jornalismo

Neste ano, a empresa realiza mais uma edição do Startups Lab, lançado em 2020. A big tech irá selecionar 12 startups em estágio inicial que tenham ideias inovadoras no setor. Ao todo, serão fornecidas oito semanas de mentorias e treinamento para o desenvolvimento de um negócio de jornalismo.

A empresa trará ainda ao Brasil o Diagnóstico de Sustentabilidade Jornalística. A ferramenta gratuita desenvolvida junto à FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times, permite a mensuração e viabilização da sustentabilidade de veículos e outras unidades de jornalismo no Brasil.

Pagamentos

O Google realizará a ampliação de soluções da Carteira Google disponíveis em dispositivos Android no Brasil. A novidade é um recurso que permite pagamentos via QR Code.

O Brasil será o primeiro país do mundo a receber a tecnologia, que permite que usuários façam pagamentos em crédito e débito por meio da câmera do smartphone.

A ferramenta supre a demanda brasileira de celulares que não contam com a tecnologia Near Field Communication (NFC). Ela é uma espécie de comunicação sem fio implantada em sistemas de pagamento digital.

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