Assinar

Google movimentou R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

Buscar

Google movimentou R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

Buscar
Publicidade
Mídia

Google movimentou R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

Relatório, elaborado pela Access Partnership, avalia os impactos dos serviços gerados por Busca, Google Ads, Google Cloud, Google Play, Google Ad Sense e YouTube


27 de junho de 2023 - 17h47

(Crédito: Shutterstock)

O Google, por meio das plataformas de busca, publicidade, vídeos e outros serviços, movimentou R$ 153 bilhões no Brasil no ano de 2022.

O dado foi divulgado pela própria empresa durante o Google for Brasil, evento dedicado a apresentações dos principais movimentos da companhia no País para os próximos meses.

Assim como nos anos anteriores, o Google apresenta o Relatório de Impacto Econômico, cuja proposta é aferir, de maneira quantitativa, o quanto seus serviços contribuíram para a movimentação de recursos na economia nacional.

O relatório é elaborado pela consultoria Access Partnership e considera os recursos movimentados pelo buscador, Google Ads, Google AdSense, Google Cloud, Google Play e YouTube.

Para cada uma dessas plataformas é considerado o valor que pode ter sido gerado para as empresas. No caso do Google Ads, por exemplo, é considerado o retorno do investimento para o anunciante que investiu na plataforma. Já para o Google Play são avaliados os valores que os downloads de aplicativos geraram aos seus desenvolvedores.

Em 2021, o relatório do Google estimou que suas plataformas ajudaram a movimentar R$ 104,5 bilhões na economia brasileira.

Impacto econômico do Google Cloud

Pela primeira vez, o Relatório de Impacto Econômico do Google apresentou informações específicas sobre o Google Cloud, a plataforma de computação em nuvem da companhia.

Segundo o relatório, em 2022, os serviços oferecidos pelo Google Cloud geraram R$ 833 milhões em forma de ganhos de eficiência gerados pelo uso da nuvem.

Ainda, o estudo mapeou que o Google Workspace – que engloba ferramentas como Docs, Drive e Fotos – gerou R$ 31 bilhões em benefícios aos usuários.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies