Apple e Google seguem como as marcas mais valiosas do mundo

Buscar

Apple e Google seguem como as marcas mais valiosas do mundo

Buscar
Publicidade

Marketing

Apple e Google seguem como as marcas mais valiosas do mundo

Lista Kantar BrandZ de 2023 tem a Apple e Google ocupando os dois primeiros lugares, com valores de mercado de US$ 880 bilhões e US$ 577 bilhões, respectivamente; McDonald’s desbanca Tencent e sobe à 5ª posição


14 de junho de 2023 - 9h20

*Com informações do Ad Age
Atualizada às 14h47

Apple Brandz

(Crédito: Shutterstock)

Apple e Google lideram um novo ranking das marcas mais valiosas do mundo. As informações são do relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, que avalia o valor das marcas com base em seus desempenho financeiro e brand equity.

A dona do iPhone foi ultrapassada pela Amazon em 2020 e 2021. Contudo, recuperou a liderança no ano passado.

As duas primeiras companhias representam um valor de mercado de US$ 880 bilhões e US$ 577 bilhões, respectivamente. Na sequência está a Microsoft, valendo US$ 501 bilhões, e a Amazon, com US$ 468 bilhões. A empresa que completa as cinco primeiras posições com tendências tecnológicas é o McDonald’s (US$ 191 bilhões).

A ascensão da companhia dos Arcos Dourados do sexto para o quinto lugar mostra como as categorias de fast-food e bebidas são resilientes às flutuações do mercado. As marcas de alimentos e bebidas caíram em valor apenas 3% em relação ao ano passado, e o fast-food 4%. A categoria de plataformas de tecnologia e serviços de negócios, por outro lado, tiveram uma diminuição de 24% em relação ao ano anterior, e mídia e entretenimento registraram um declínio de 32%.

As demais marcas do Kantar BrandZ

Atrás do McDonald’s estão Visa (US$ 169 bilhões), Tencent (quinto lugar no ano passado e valor de US$ 141 bilhões), Louis Vuitton (US$ 124 bilhões) e Mastercard (US$ 110 bilhões).

A Coca-Cola voltou ao top 10 pela primeira vez em sete anos, chegando ao décimo lugar, acima do 17º lugar ocupado anteriormente. A rival Pepsi se junta ao top 100, alcançando a 91º lugar. Além disso, o valor da marca aumentou 17% desde 2022. Em março, a Pepsi lançou um novo logotipo como parte de sua primeira mudança de marca desde 2008.

Starbucks e Walmart ficaram em 27 e 28, respectivamente. Já o KFC configura o 80º lugar, enquanto a Budweiser aparece em 88º.

Confira o top 10:

Crédito: Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Elon Musk destinará terminais de internet para equipes de resgate no RS

    Elon Musk destinará terminais de internet para equipes de resgate no RS

    Além de Musk, Tim Cook também fará doações para contribuir com a população do Rio Grande do Sul

  • Anvisa recolhe lotes de detergente Ypê

    Anvisa recolhe lotes de detergente Ypê

    Agência alega risco de contaminação microbiológica, mas companhia indica apenas alteração no odor tradicional do produto