Assinar

Quando os Flinstones vendiam até cigarros

Buscar

Quando os Flinstones vendiam até cigarros

Buscar
Publicidade
Mídia

Quando os Flinstones vendiam até cigarros

Fred e sua turma são, até hoje, o desenho animado mais popular e mais utilizado para vender produtos


4 de abril de 2013 - 12h26

por Shareen Pathak, do Advertising Age

Entre todos os personagens de desenhos animados já utilizados para vender produtos, continua sendo intrigante que uma família pré-histórica tenha sido a mais popular. Além de ter usa própria marca de vitaminas, os Flinstones usaram sua influência para fazer propaganda de produtos que certamente não existiam na Idade da Pedra: cigarros Winston, KFC e Dove, para citar alguns. A precisão histórica, como se vê, nunca foi um forte do desenho animado, que durou seis temporadas, entre 1960 e 1966, afinal de contas, Fred e sua turma frequentemente também celebravam o Natal.

Quando a animação foi ao aor, os cigarros Winston eram um dos patrocinadores. Isso pode ter acontecido porque originalmente o desenho foi comercializado para adultos. Vale lembrar que Fred e Wilma foram um dos primeiros casais a aparecer na cama em horário nobre (e que estava subentendido que Barney e Betty tiveram problemas para conceber filhos, o que levou à adoção de Bambam). E os anúncios também flertavam com um pouco de machismo: em um deles, Barney e Fred assistiam suas esposas realizando um volume pesado de tarefas. “Eu odeio vê-las trabalhar tão duro”, disse Barney. Fred, então, sugeriu que eles saíssem até o quintal para que não fossem obrigados a vê-las trabalhando e pudessem fumar seus cigarros. 

wraps

Naqueles tempos, a publicidade já estava integrada à narrativa – o que hoje chamamos de product placement. E geleia de uva, aparentemente, combinava com cigarros. Um comercial dentro de outro mostrava Fred assistindo à televisão quando a geléia de uva Welch´s aparece no televisor. Em outro, Pedrita, a filha de Fred e Wilma, pediu um suco de uva e, embora a marca não tenha sido explicitamente mencionada durante o desenho, a empresa passou a comercializar seus vidros ilustrados com os personagens. O laboratório Miles (hoje Bayer), fabricantes de Alka Seltzer, fez Fred ligar para sua “mama” (nunca vista, aliás) para perguntar onde estavam os antiácidos. No final dos anos 1960, o laboratório apresentou sua vitamina Flinstones. 

Em 1970, o Congresso norte-americano aprovou uma lei que proibia as propagandas de cigarro na TV e no rádio. Embora eles nunca tenham mostrado o Barney sofrendo de câncer no pulmão, em 1986 os Flinstones fizeram um anúncio de interesse público para a Associação Americana de Câncer. Mais tarde, as referências ao patrocinador Winston, foram retiradas da abertura da primeira temporada do desenho. 

Fred e Barney também chegaram a falaram alegremente sobre a cerveja Busch, em um curto vídeo promocional feito para os funcionários da empresa.

E, mais recentemente, em 2005, Wilma apareceu em uma campanha publicitária da Ogilvy & Mather de Chicago para a linha de produtos Dove Hair Styling, ao lado de Jane Jetson outras personagens de animação. “Meu cabelo ficou preso na Idade da Pedra”, disse Wilma. A campanha impressa mostrou-a fabulosa, com os cabelos soltos e volumosos. E com alguns quilos a menos, também? 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Deezer lança sistema para identificar músicas feitas por IA

    Deezer lança sistema para identificar músicas feitas por IA

    Todos os álbuns na plataforma com faixas geradas por inteligência artificial agora serão identificados; atualmente, músicas geradas totalmente por IA representam cerca de 0,5% das execuções

  • Netflix faz acordo na França e passa a exibir conteúdo de TV linear

    Netflix faz acordo na França e passa a exibir conteúdo de TV linear

    Streaming passa a exibir conteúdo ao vivo e sob demanda dos canais do Grupo TF1, o maior daquele país, a partir de meados de 2026