Saiba quem são os novos acionistas do TikTok nos EUA
Lista de investidores que detém plataforma no país inclui Oracle, MGX, Silver Lake, entre outras
O TikTok selou o acordo para a criação de uma empresa compartilhada nos Estados Unidos colocando fim a um embate de seis anos.

(Crédito: PJ Mcdonnell/Shutterstock)
A plataforma da ByteDance estava ameaçada de banimento no país desde 2024, caso não fosse vendida a uma empresa norte-americana por determinação de lei sancionada pelo então presidente, Joe Biden.
O governo dos EUA alegava que a rede social pode ameaçar a segurança nacional do país ao coletar dados confidenciais de americanos ao governo chinês.
A criação de uma joint venture acontece, agora, sob o mandato de Donald Trump — resultado de uma ordem executiva de setembro de 2025 –, e dá a investidores dos EUA o controle de 80% da rede social, dividida entre diversas empresas. A chinesa terá 19,9% da subsidiária, o valor máximo previsto na sanção de Biden.
Três corporações se dividem entre quase metade (45%) das ações do TikTok no país.
A Oracle, parceira de nuvem da rede social e fundada por Larry Ellison, detém 15% da joint venture. Ela será responsável pelo monitoramento das atualizações do algoritmo do TikTok e terá o VP, Kenneth Glueck, no conselho.
A MGX também será dona de 15% da empresa, com David Scott, diretor de estratégia e segurança da parceira de fundação também integrando o conselho diretor e de segurança. A investidora dos Emirados Árabes Unidos é conhecida pelos investimentos pelo avanço da inteligência artificial, como em fabricantes de semicondutores e datacenters.
A companhia integra, ao lado da Oracle e outras grandes corporações, o Stargate, iniciativa privada que prevê injetar US$ 500 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial ao longo do mandato do republicano.
A Silver Lake, a terceira a deter 15% do TikTok, é uma investidora norte-americana, liderada pelos co-CEOs Greg Mondre e Egon Durban — este também estará no conselho da companhia. A Silver Lake também investe na G42 desde 2021.
Entre os demais investidores, de acordo com comunicado do TikTok, estão:
- Dell Family Office, empresa de investimentos de Michael Dell, fundador, presidente e CEO da Dell Technologies;
- Vastmere Strategic Investments, afiliada da Susquehanna International Group;
- Alpha Wave Partners;
- Revolution;
- Merritt Way, controlada e gerida por sócios da Dragoneer;
- Via Nova. afiliada da General Atlantic;
- Virgo LI Inc., braço de investimento da fundação criada por Yuri e Julia Milner para apoiar a ciência;
- NJJ Capital, family office de Xavier Niel, empreendedor francês e pioneiro em telecomunicações.
Adam Presser responderá por CEO, enquanto Will Farrell assume cadeira de chief security officer.
O board de diretores inclui Shou Chew, CEO global do TikTok; Timothy Dattels, senior advisor da TPG Global; Mark Dooley, da Susquehanna International Group; e o atual presidente e CEO da DXC Technology, Raul Fernandez, como diretor independente e presidente do Comitê de Segurança.
