The Economist cria seção dedicada à China
Última iniciativa semelhante foi há 70 anos, quando lançou espaço para cobertura dos EUA
Última iniciativa semelhante foi há 70 anos, quando lançou espaço para cobertura dos EUA
Meio & Mensagem
30 de janeiro de 2012 - 3h23
A revista The Economist anunciou na edição desse sábado, dia 28, que começa a dedicar uma seção exclusiva para cobertura da China. Segundo a publicação, é a primeira vez que a abertura de um espaço fixo acontece desde 1942, quando a revista passou a cobrir o mercado norte-americano. “A principal razão é que a China é hoje uma superpotência econômica e está se tornando, rapidamente, uma força militar capaz de deixar a América inquieta”, explica a publicação, em seu texto de apresentação da nova seção.
Para inaugurar o espaço, a revista britânica publicou uma reportagem de capa sobre o país emergente, ressaltando o desenvolvimento surpreendente da economia chinesa após a abertura econômica por Deng Xiaoping nos anos 1980, mas apontando os gargalos democráticos que o país enfrenta. Sob o título “China e o paradoxo da prosperidade”, a revista aponta, como uma das razões para a cobertura permanente do chamado “império do meio” o fato de que “esta é uma questão de interesse não apenas intelecutal para fora da China”, publica a revista. “Se o país continuar como um colosso autoritário, estagnar-se, desintegrar-se ou, como gostaríamos, tornar-se mais livre e próspero, isso vai determinar tanto o futuro da China quanto a forma como o resto do mundo também vai ser”.
A tradicional revista britânica também vai lançar um blog dedicado a temas chineses e convidou seus leitores a participar de um concurso que escolherá o nome do novo espaço no site da publicação. A revista já havia recebido 700 sugestões e comunicou que continua recebendo sugestões até o final desta semana. Na tarde desta segunda-feira, 30, quatro das dez matérias mais lidas eram sobre o país asiático.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King