TV aberta conquista share recorde
Com faturamento de R$ 9,25 bilhões, TV acumula maior share da história e permanece como maior meio do mercado brasileiro
Com faturamento de R$ 9,25 bilhões, TV acumula maior share da história e permanece como maior meio do mercado brasileiro
Meio & Mensagem
10 de setembro de 2012 - 10h59
A TV aberta não apenas teve um crescimento acima da média do mercado nos seis primeiros meses de 2012 — de 13,55%, contra 11,02% da média — como também alcançou uma participação recorde no bolo publicitário: o investimento no meio corresponde a 64,81% de todo o mercado, o maior índice da história do Projeto Inter-Meios. Isso revela a vocação do meio como o de maior penetração no Brasil.
Vários fatores podem explicar o aumento expressivo da TV: mesmo com o ambiente econômico em baixa (ou até mesmo por causa disso), os investimentos em propaganda aumentaram para fazer circular o estoque e aproveitar a boa fase do varejo no País, estimulada ainda pela oferta de crédito a taxas mais competitivas, resultado de uma política econômica que reduziu os juros bancários nos primeiros seis meses do ano. A estimativa é que o meio cresça, até o final do ano, algo entre 10% e 13%, apontam dirigentes do setor.
“Mais uma vez, a TV aberta teve grande destaque, provavelmente a maior participação registrada na história do Projeto Inter-Meios nesse período do ano”, ressalta Anco Saraiva, diretor da Central Globo de Marketing. “Para a Rede Globo, que manteve sua participação no mercado de televisão aberta, o ano de 2012 está sendo muito positivo tanto em termos de audiência como em seu desempenho comercial”, avalia.
Glen Valente, diretor comercial do SBT, também sente um clima positivo para o meio, mas acredita que a performance poderia ter sido ainda maior. Para Valente, “o meio televisão continua firme e liderando o crescimento dos investimentos no setor. No entanto, a performance das mídias em geral no Brasil teria sido melhor, não fossem os reflexos da grave crise internacional que trouxe algumas implicações para a economia local”. Contudo, afirma o executivo, “o desempenho de vendas do SBT correspondeu às nossas expectativas, com resultados muito satisfatórios”. Segundo ele, o SBT cresceu 13% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimentos em mídia no Brasil tabulado pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Grupo Meio & Mensagem, que coordena o projeto. O trabalho mede, mensalmente, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira. Estima-se que ele mensure 90% do total das verbas. Os participantes do projeto encaminham seus dados diretamente à auditoria. Informações completas podem ser encontradas aqui.
Colaborou Edianez Parente
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