Mídia

TV aberta detém audiência mais cativa do futebol

Estudo da Nexus, encomendado pela CBF, aponta como os brasileiros costumam consumir a modalidade

i 14 de novembro de 2025 - 16h15

TV por assinatura é o principal meio de consumo dos espectadores (Crédito: Fit Ztudio/Shutterstock)

TV por assinatura é o principal meio de consumo dos espectadores de futebol (Crédito: Fit Ztudio/Shutterstock)

Um estudo da Nexus, encomendado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que entrevistou 2.006 pessoas com idade a partir de 16, apontou como o futebol faz parte da rotina dos brasileiros.

De acordo com o levantamento, 73% dos respondentes costumam acompanhar partidas de futebol, sendo que metade deles assiste a, pelo menos, um jogo por semana.

Entre as pessoas que acompanham o esporte, 78% afirmam que torcem para algum time, sendo o número maior de torcedores do Flamengo (26%), Corinthians (19%) e São Paulo (9%).

Formas de consumo

Sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, a pesquisa aponta que 77% dos entrevistados consomem conteúdo de futebol por um dos quatro principais formatos, considerando TV Aberta, TV por assinatura, rádio ou streaming.

A TV aberta é a plataforma que detém a audiência mais cativa, somando 61% dos respondentes que afirmam consumir pelo menos, um jogo por mês nesse formato. A TV por assinatura vem depois, com 38% dos espectadores, seguida por streaming (27%), e rádio (10%), considerando o número de espectadores mensais.

Além disso, a pesquisa apontou que 41% dos brasileiros têm o costume de acompanhar os programas de mesas redondas, sendo que 24% assistem ao menos uma vez por semana.