DE 26 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024 I BARCELONA – ESP

Opinião

A disputa pela atenção dos consumidores

As ferramentas tecnológicas vêm contribuindo efetivamente para a publicidade digital


28 de fevereiro de 2023 - 13h58

Crédito: Shutterstock

Neste início de mais uma edição do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha, gostaria de refletir sobre o impacto da tecnologia na capacidade de atenção dos usuários. Por um lado, acredito que as ferramentas tecnológicas vêm contribuindo efetivamente para a publicidade digital. Por outro, está cada vez mais difícil capturar e reter a atenção dos consumidores devido à grande quantidade de estímulos simultâneos recebidos.

Vale ressaltar que a aceleração do 5G vai impulsionar ainda mais a publicidade digital mobile. Assim, as marcas devem planejar suas ações em dispositivos móveis para atingir um grande alcance, mas, cada vez mais, tendo foco na assertividade.

Sabemos, por uma pesquisa da Conversion com a consultoria Leap/KPMG, que 66% das empresas brasileiras terão mais recursos para investir em campanhas de marketing neste ano. O desafio, então, será investir com sabedoria.
Temos ciência que o 6G deve ser implementado até 2030 em países como China, Coréia do Sul e Japão, onde as pesquisas estão avançadas. Com isso, a indústria de games e o metaverso surgem como importantes candidatos a protagonistas de campanhas de publicidade digital, já que precisam de grande velocidade de transmissão de dados.

Com a próxima geração de rede móvel — e lembramos que o 5G ainda está sendo implantado no Brasil —, são nestes universos que se dará grande parte do contato com o consumidor na próxima década. No primeiro dia de evento já foram apresentados alguns exemplos de como a indústria dos games e o metaverso serão pilares fundamentais para campanhas de publicidade digital.

É evidente que a busca pela atenção dos consumidores nestas plataformas será cada vez mais acirrada e que as marcas devem ficar atentas às diversas ferramentas tecnológicas, que são apresentadas em eventos como o MWC. A semana está só começando por aqui e estamos de olhos atentos.

Publicidade

Compartilhe