Opinião
Para fugir da dispersão de verbas
Micro jornadas são protagonistas na comunicação das marcas com seus clientes
Micro jornadas são protagonistas na comunicação das marcas com seus clientes
14 de setembro de 2022 - 14h00
Definir o público-alvo é uma das principais tarefas de qualquer empresa. A segunda é entender os momentos, lugares e maneiras com que as pessoas podem se relacionar com os seus produtos e serviços. É primordial que todas as marcas identifiquem as micro jornadas capazes de levar seus consumidores em direção a sua marca ou produto.
Estamos em uma era onde o omnichannel deixou de ser um diferencial e virou obrigação. As micro jornadas devem ser estudadas de diversas formas – on-line ou off-line – para que na ponta final se traduzam em conversão.
Hoje as agências necessitam conhecer profundamente o comportamento dos públicos-alvo dos seus clientes para atuar com êxito. Precisam disso para sugerir o melhor direcionamento dos canais de comunicação e a forma ideal para engajar o público-alvo. Os criativos precisam criar campanhas já alinhadas com as micro jornadas que fazem sentido para a marca.
É imprescindível também que o marketing e a publicidade contem com o apoio de tecnologias, pois o acesso aos dados possibilitam que a comunicação seja mais assertiva e a verba do cliente seja otimizada para a conversão. Tal mapeamento ainda é de extrema importância para realização de ações personalizadas, haja vista que hoje o consumidor dá maior valor à experiência e conteúdos que conversam diretamente com ele.
Peguemos como exemplo uma produtora de painéis de madeira (MDF), que possui um clube de fidelidade e almeja um aumento no número de marceneiros cadastrados. Nesse caso, é necessário compreender e colocar em prática as micros jornadas que mais se encaixam, estudar em que momento e o espaço que os profissionais estariam propensos a se aprofundar sobre o assunto e, por fim, apresentar as vantagens comerciais e intrínsecas ao fazer parte do clube. Perceba que o processo é concebido para que o cliente seja conquistado ao invés de ser induzido à associação.
No geral, quanto mais a agência consegue compreender como o público-alvo do cliente toma decisões de compra em cada micro jornada, menos haverá dispersão de verba. Por isso, a tecnologia é fundamental para recolher informações capazes de gerar insights estratégicos, táticos e criativos, além de revelar à marca a maneira mais eficiente de estruturar um produto ou serviço e levá-lo ao conhecimento geral do público.
A inovação na publicidade não se trata apenas de ideias geniais que surgem aleatoriamente, mas também da capacidade de promover soluções com base no contexto de cada cliente de maneira ágil e precisa. A verdade é que o jogo mudou e faz tempo.
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