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Mais cedo do que nunca: por que as marcas precisam começar já a planejar o Natal?
Não se atrase para a festa. Seja a primeira marca a ser descoberta. Chegue a tempo para a temporada natalina mais adiantada de todos os tempos!
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16 de julho de 2020 - 7h11
Por Andréa Mallard (*)
As marcas estão sempre buscando impactar os seus clientes mais fiéis e apaixonados, mas quando conseguem conquistar também aqueles que se planejam com antecedência, estão chegando mais perto de quem compra e gasta mais. Alcançar esse público primeiro significa ter uma chance maior de ser a sua escolha número 1 quando chegar a hora de realizar a compra.
Mesmo que os times de marketing estejam pensando nos ”planejadores”, supõem fatos incorretos sobre essa audiência. Recentemente, eu ouvi de um diretor de marketing: “Vou pausar todo o meu planejamento relacionado ao Natal. Ninguém está pensando nisso ainda, certo?’‘
Errado. Os últimos estudos do Pinterest revelam o contrário – nossos usuários não estão adiando suas buscas, mas sim se antecipando mais do que nunca este ano. Historicamente, os usuários da plataforma começam a se planejar para as férias de fim de ano e Natal em setembro. Este ano, eles começaram essas pesquisas em abril! As buscas relacionadas ao Natal aumentaram 77% entre abril de 2020 e abril de 2019 e incluem um aumento de 3x nas pesquisas por “ideias de presentes de Natal” oito meses antes de dezembro.
Por que a mudança? Primeiro, as possíveis razões racionais. As pessoas estão preocupadas com o impacto da pandemia nos seus planos. “Vou começar a busca de presentes online muito mais cedo do que o normal, pois é provável que as entregas atrasem neste momento. Não dá para saber exatamente quando receberemos os produtos em casa”, afirma um usuário da plataforma.
E também há as razões emocionais. Após um ano difícil, os consumidores estão ansiosos para olhar para o futuro e anseiam pelo conforto que o Natal e as férias de fim de ano trazem. Planejar com antecipação, que antes parecia mais uma tarefa, se tornou especial e ganhou um novo significado. “Eu quero um Natal com letras maiúsculas…quero me dedicar à decoração de Natal e comemorações!”, conta outro usuário da plataforma.
Com isso em mente, à medida em que uma marca desenvolve seu conteúdo e estratégia de marketing, deve pensar nas necessidades atuais destes clientes que se planejam antecipadamente, sabendo de suas potencialidades como consumidores.
Além disso, nosso estudo identificou que 50% consumidores esperam a ajuda das marcas para tornar as celebrações, férias e planos ainda mais especiais. É importante levar em consideração de que maneira sua marca pode autenticamente ajudar seu cliente com isso, seja com ofertas especiais, pacotes diferenciados ou soluções voltadas para tornar esses momentos ainda mais impactantes.
Vale lembrar que 40% dos usuários do pinterest declararam que vão precisar ter o orçamento para celebrações reduzido esse ano, portanto oferecer descontos antecipados em eventos como Black Friday pode ser uma boa estratégia para chamar a atenção dos “planejadores”.
Após compartilhar esses insights com o diretor de marketing mencionado acima, sua reação foi: “Nós seguiremos o comportamento deles. Se o nosso público se adiantar, nós também iremos”.
Não se atrase para a festa. Seja a primeira marca a ser descoberta. Chegue a tempo para a temporada natalina mais adiantada de todos os tempos!
(*) Andréa Mallard é CMO do Pinterest
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