Coca-Cola, Ambev e Pepsico mudam política de venda para escolas
Catálogo das escolas excluirá refrigerantes e terá foco em nutrição

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A partir de agosto, as gigantes no setor de bebidas Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas às cantinas de escolas no país. Para as escolas para crianças de até 12 anos ou com maioria até essa idade, não será mais vendido refrigerante, mas apenas água mineral, sucos 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas específicas.
A iniciativa das marcas tem como alvo o combate à obesidade infantil, e utiliza como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas e orientações de especialistas em saúde pública e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças.
A ideia é ajudar a moldar um ambiente que facilite escolhas mais adequadas para a alimentação, já que crianças costumam tomar as decisões de consumo durante o período de recreio, sem a presença dos pais.
A medida valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. As escolas abastecidas por outros pontos de venda serão convidadas a se juntar à iniciativa. As três empresas também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para expandir as regras para todo o setor.