França abre investigação sobre motores a diesel da Renault
A montadora francesa afirma que seus carros não possuem softwares fraudulentos
França abre investigação sobre motores a diesel da Renault
BuscarFrança abre investigação sobre motores a diesel da Renault
BuscarA montadora francesa afirma que seus carros não possuem softwares fraudulentos
Mariana Stocco
13 de janeiro de 2017 - 11h39
A Renault se tornou o novo alvo do efeito cascata desencadeado pelo escândalo envolvendo os motores a diesel da Volkswagen. Nesta quinta-feira, 12, procuradores franceses abriram uma investigação preliminar para apurar a fabricante francesa, que já perdeu cerca de 1.5 bilhões de euros no seu valor de mercado, de acordo com a Bloomberg.
O caso foi aberto no mesmo dia que as autoridades americanas abriram um caso contra a Fiat Chrysler, sob a acusação de implementação de softwares para burlar os testes nos modelos a diesel. A Renault, que não vende carros nos Estados Unidos, encara alegações que os carros são um perigo devido ao nível de emissão de poluentes, segundo a porta-voz da promotoria.“Nós estamos acompanhando o que aconteceu com a Volkswagen em setembro de 2015, com a Renault em janeiro de 2016 e com a Fiat ontem: esses são tópicos que assustam, já que eles têm possibilidade de causas penalidades extras”, afirmou o analista da Natixis, George Dieng à Bloomberg.
As ações da terceira maior fabricante europeia caíram 6 pontos na bolsa de Paris, o que fez com que o valor da empresa no mercado caísse 1.5 bilhões de euros. Em janeiro de 2016, a empresa já havia sofrido uma baixa em suas ações quando oficiais do governo investigaram a frábica em Boulogne-Billancourt. A medida também fazia parte de uma investigação de fraude do governo.
Em nota, a Renault afirma que seus veículos estão de acordo com todas as regras francesas e da União Europeia. “Os veículos da Renault não são equipados com software fraudulento que afeta os sistemas de controle de poluentes”, afirmou a fabricante.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário