Fundador da JCDecaux morre aos 78 anos
Jean-Claude Decaux foi o criador do modelo de mobiliário urbano com publicidade
Jean-Claude Decaux foi o criador do modelo de mobiliário urbano com publicidade
Meio & Mensagem
30 de maio de 2016 - 10h35
O francês Jean-Claude Decaux, fundador da JCDecaux Group, faleceu na última sexta-feira, 27, aos 78 anos. A própria família confirmou a morte do empresário, que desde maio de 2013 era chairman honorário do grupo, que fundou em 1964.
Considerado por boa parte do mercado publicitário como o inventor da mídia exterior, Jean-Claude Decaux foi responsável por estruturar a maior empresa de mobiliário urbano e mídia out-of-home em atuação no mundo. A JCDecaux continua sendo administrada pela família do fundador. Além de seus irmãos, que sempre atuaram no grupo, atualmente a companhia tem como CEOs os dois filhos de Jean-Claude.
A história da companhia teve início em 1964 em Paris, na França, com a instalação de abrigos de ônibus que passaram a exibir anúncios publicitários. A JCDecaux foi também a primeira empresa a instalar toaletes automáticos no país.
O grupo foi expandindo sua atuação com o passar dos anos e, atualmente, atua na área de mobiliário urbano, mídia aeroportuária, mídia em transportes, outdoors e no serviço de locação de bicicletas. De acordo com o site oficial do grupo, a JCDecaux administra, atualmente, mais de 524 mil painéis de mobiliário urbano em todo o mundo. A empresa atua em 3700 cidades de mais de 70 países. Em 2015, sua receita total foi de €3,208 milhões.
No Brasil, a multinacional francesa atua desde o final de 2013, quando venceu a licitação para administrar os relógios de rua da cidade de São Paulo. Depois, a companhia também venceu as licitações para explorar o mobiliário urbano do Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza e Manaus. No Brasil, a JCDecaux também atua na área de mídia aeroportuária, administrando toda a mídia dos aeroportos Galeão, no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Natal.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário