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Segundas e terças são cruciais nas compras de fim de ano

Pesquisa da RTB House analisou os comportamentos de compra dos internautas em dezembro


20 de dezembro de 2017 - 10h00

 

Com a chegada da temporada de compras de Natal, as segundas-feiras do mês registram 31% mais visitas aos sites de e-commerce no Brasil, e 48% mais transações em comparação à média do mês de dezembro. Às terças-feiras, as compras são ainda mais intensas, com 49% mais transações do que a média.

É o que aponta o mais recente estudo da RTB House, empresa global de retargeting, que indica que consumidores são mais propensos a fazer compras em dias úteis no último período do ano. A pesquisa analisou dados de tráfego de dezembro de 2016, coletados em mais de 40 mercados da Europa, América Latina, Ásia e Pacífico, Oriente Médio e África.

Na segunda metade de dezembro, cerca de uma semana antes do Natal, a frequência de visitas aos e-commerces começa a diminuir progressivamente até atingir o seu nível mais baixo: na véspera de Natal, os usuários brasileiros raramente acessam os e-commerces, que possuem 43% menos acessos e 59% menos transações do que a média do mês.

“Durante a segunda metade de dezembro, por exemplo, pode ser uma boa ideia ajustar as campanhas de marketing online para suportar as vendas off-line. Nossa análise mostrou que existe um pico de compras online na primeira metade do mês, que depois converge para uma queda súbita gradativa antes do feriado, provavelmente devido aos preparativos de Natal. As pessoas também não estão dispostas a aguardar a entrega de suas encomendas por muito tempo, por medo de atrasos”, disse Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil, em comunicado.

Ao contrário do resto do mundo, os internautas brasileiros são mais propensos a clicar em anúncios no início de dezembro: no dia 4 de dezembro do ano passado, por exemplo, houve 33% mais cliques do que a média do mês inteiro.

Globalmente, os sábados são os menos aquecidos para o e-commerce, com um número de visitantes 8% menor e 22% menos transações. Ainda, nos dias 25 e 26 de dezembro, os internautas tendem a clicar mais em banners do que a média de dezembro. O número de cliques em anúncios e os acessos aos e-commerces também tendem a aumentar gradualmente após o feriado.

“É importante planejar as despesas de publicidade considerando as tendências de consumo específicas de cada internauta, pois quanto mais personalizada for a mensagem, mais provável de atrair consumidores potenciais”, acrescenta Lobato.

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