Produtoras brasileiras vão assinar compromisso de igualdade de gênero no audiovisual
O2 Filmes, Conspiração, Gullane e Pródigo Filmes irão firmar o acordo
Produtoras brasileiras vão assinar compromisso de igualdade de gênero no audiovisual
BuscarO2 Filmes, Conspiração, Gullane e Pródigo Filmes irão firmar o acordo
21 de outubro de 2022 - 16h44
As produtoras O2 Filmes, Conspiração, Gullane e Pródigo Filmes, quatro das principais do Brasil, vão firmar um compromisso para a igualdade de gênero no audiovisual nacional. O acordo vem de uma parceria com o movimento +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, entidade ligada à ONU Mulheres destinada à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.
O compromisso será formalizado por um documento a ser assinado em um debate da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no próximo dia 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira, na capital paulista.
O acordo entre as produtoras O2 Filmes, Conspiração, Gullane e Pródigo Filmes será assinado em um debate da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no próximo 28 de outubro (Crédito: Divulgação)
A iniciativa prevê um diagnóstico interno das produtoras sobre gênero e raça em suas equipes e produções, desde roteiro, direção, produção, até cargos técnicos e corporativos. A finalidade é estabelecer políticas que ampliem o número de mulheres diversas em cargos de liderança no audiovisual. A carta-compromisso também convida outras produtoras nacionais para se unirem ao movimento.
De acordo com os últimos dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), as mulheres têm baixa representatividade na liderança das obras do audiovisual nacional, com 20% e 25% de presença nos cargos de direção e roteiro, respectivamente. O levantamento da agência também aponta que a atuação de mulheres negras e indígenas nesses cargos cai para zero nos longas-metragens.
Compartilhe
Veja também
Executivas apostam na influência como estratégia de negócio
Líderes corporativas têm se tornado influenciadoras, redefinindo o papel da liderança na comunicação das marcas nas redes sociais
LinkedIn convida mulheres a mostrar habilidades maternas
#NãoÉSóPausa é a hashtag da campanha que busca mostrar que a licença não representa apenas uma pausa na carreira, mas um período de aprendizado e amadurecimento