Fifa briga por cerveja nos estádios da Copa/2014

Buscar

Fifa briga por cerveja nos estádios da Copa/2014

Buscar
Publicidade

Marketing

Fifa briga por cerveja nos estádios da Copa/2014

Secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, esteve nesta terça-feira 9, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir pontos polêmicos da Lei Geral da Copa


8 de novembro de 2011 - 3h48

Dia agitado em Brasília. Os deputados da Comissão Especial, que estuda os artigos da Lei Geral da Copa (PL 2330/11, do Executivo), receberam o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, para discutirem sobre pontos que andam causando polêmica no documento. Num primeiro momento, parece que existe uma “troca de favores”: se a Câmara liberar a bebida nos estádios, a Fifa negociará sobre o preço especial para estudantes e a meia-entrada para idosos. A Ab Inbev, com a marca Budweiser, é uma das principais patrocinadoras do torneio.

“A Fifa não está aqui para embebedar as pessoas”, disse o executivo da Fifa. Valcke afirmou que até na Rússia e no Catar, países em que a venda de bebida alcoólica é rigorosamente proibida em estádios, houve uma exceção para o mundial. “Foi considerado que a Copa é um evento particular e que excepcionalmente que a bebida seria comercializada nos estádios. Temos esse acordo com nossa parceira Budweiser, de venda de álcool controlada nos estádios. A venda controlada significa, por exemplo, que a cerveja é vendida em copos de plástico e não em garrafas ou latas, que podem ser utilizadas como armas”, afirmou.

O executivo ainda defendeu a proibição, nas imediações dos estádios, do comércio de qualquer produto que não seja de responsabilidade de associados da Fifa, texto que está no projeto de lei. Segundo ele, a medida é necessária para “proteger os parceiros" da federação. Valcke também garantiu que não será permitida a propaganda de qualquer produto que não seja autorizado pela Fifa nos estádios. "Temos que receber os estádios limpos de qualquer propaganda para usá-los durante 30 dias”, reforçou.

Ingressos

Outro ponto importante da discussão tem a ver com o preço dos ingressos. A entidade estuda uma categoria especial, com preços reduzidos: nessa faixa seriam incluídos os estudantes, idosos e pessoas de baixa renda. Esse preço seria de aproximadamente R$ 43 (equivalente a US$ 25). Valcke afirmou que a Fifa não quer mexer em leis nacionais. Ele admitiu que a entidade “não gosta” da ideia de meia-entrada para estudantes, mas disse que esse é um problema técnico e não financeiro. Por isso, ele sugeriu a criação dessa categoria especial (chamada categoria 4), já que os estudantes não se enquadram nos critérios atuais da federação.

Ricardo Teixeira, por sua vez, pediu “entendimento e cooperação” dos deputados para a aprovação rápida do projeto. “A democracia é saudável, mas o tempo não está mais ao nosso lado. O Brasil fez compromisso com a Fifa e agora tem o dever de fazer uma Copa inesquecível”, afirmou.

Já o presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que a casa vai fazer um esforço para votar a lei ainda neste ano, mas sem prejuízos para o debate das regras especiais para a realização do evento.

wraps
As informações são da Agência Brasil e da Agência Câmara.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas