Pesquisa prevê viralização no Twitter

Buscar

Pesquisa prevê viralização no Twitter

Buscar
Publicidade

Mídia

Pesquisa prevê viralização no Twitter

Estudo produzido pela HP afirma que pode antecipar potencial de uma notícia ganhar popularidade na rede social


16 de fevereiro de 2012 - 7h30

Um estudo desenvolvido pelo HP Labs, instituto de pesquisa e desenvolvimento ligado à HP, afirma prever, com precisão de até 84%, a possibilidade de que conteúdos jornalísticos ganhem viralização no Twitter, antes mesmo que a matéria seja publicada. A pesquisa – “The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity” (“A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade”, leia o documento original aqui), foi feita a partir da análise de 40 mil notícias durante nove dias de agosto do ano passado.

De acordo com os pesquisadores Sitaram Asur, Bandari Roja e Huberman Bernardo, há quatro fatores determinantes que garantem popularização de uma notícia no Twitter: a fonte da notícia – quem cria e publica, a categoria da notícias (por exemplo, negócios, saúde, tecnologia ou esporte), se a linguagem do texto foi emocional ou objetiva e se celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis são mencionadas. Para cada um dos quatro atributos são dadas notas e, a partir de modelos estátisticos, segundo o estudo, é possível dimensionar a quantidade de retweets que a notícia pode receber.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental