Apple lança nova versão do iPad

Buscar
Publicidade

Mídia

Apple lança nova versão do iPad

Dispositivo tem câmera nova, com 5 megapixels, filma em full HD e roda em processador AX5, com quatro núcleos


7 de abril de 2012 - 4h29

Tim Cook, o executivo que sucedeu Steve Jobs na presidência da Apple, subiu pontualmente às 15 horas (hora Brasília) ao palco em San Francisco, para anunciar as novidades da terceira versão do iPad, chamado de iPad HD. As principais mudanças em relação ao iPad 2 são a câmera nova, com 5 megapixels (a anterior tinha 0,92 megapixels), capta filmes em full HD (1080 pixels), roda em processador AX5 com quatro núcleos (o anterior, A5, tinha dois núcleos) e traz a tela Retina, de alta resolução (2048 x 1536 pixels). Os preços são equivalentes aos modelos anteriores quando dos seus respectivos lançamentos e começam em US$ 499 (para a versão 16 GB com WiFi). O iPad 2 passa a ter redução de preço de US$ 100 (mesma tática adotada nos lançamentos anteriores). Em nenhum momento Cook deu nome ao novo dispositivo. Nem chamou de iPad 3 e tampouco de iPad HD, como se esperava.

O novo iPad suporta a quarta geração (4G) de telefonia móvel em redes LTE, HSPA+ e HSDPA e também as redes 3G e 2G. Serão lançados modelos apenas para Wi-Fi e apenas para 4G, assim como nos lançamentos anteriores. Os modelos terão versões para 16 GB, 32 GB e 64 GB, como os anteriores. Nos EUA, o iPad HD começa a ser vendido na próxima semana, no dia 16. As encomendas já estão liberadas. Como nos produtos anteriores, gradativamente a distribuição da terceira versão do iPad deve ser liberada para os demais países. No Brasil, por exemplo, o iPad LTE somente funcionará quando começarem a operar as primeiras redes móveis 4G, cujas licitações ainda serão realizadas. A previsão é que as redes LTE no Brasil somente estejam disponíveis (e apenas para as capitais) às vésperas da Copa de 2014. Ou seja, antes disso, as versões LTE do iPad não têm utilidade para o brasileiro.

Outra novidade anunciada por Cook é que o iCloud (aplicativo de armazenamento nas nuvens) passa a suportar filmes, músicas e programas de TV. O Apple TV, box de mídia digital da empresa, passa a ter resolução full HD. Segundo o presidente da Apple, em 2011 foram vendidos 315 milhões de dispositivos baseados no sistema operacional iOS (iPad, iPhone e iPod touch, além das linhas de notebooks e desktops). Apenas de iPads, iPhones e iPods touch foram vendidas 172 milhões de unidades no ano passado, o que representou 76% da receita da Apple no último trimestre.

Publicidade

Compartilhe

Veja também