Brasil é o País mais ativo no Facebook
Levantamento da Nielsen mostra que 38,1 milhões de brasileiros acessaram a rede social no mês de março, o que equivale a quase 80% da base online
Levantamento da Nielsen mostra que 38,1 milhões de brasileiros acessaram a rede social no mês de março, o que equivale a quase 80% da base online
Padrão do site
17 de maio de 2012 - 11h52
O Brasil é o País mais ativo na maior rede social do mundo, o Facebook. A Nielsen acaba de divulgar uma pesquisa pela qual 38,1 milhões de brasileiros acessaram a rede durante o mês de março. Esses visitantes equivalem a 76,7% de todas as pessoas que estavam online, em casa ou nas empresas. Pela mesma pesquisa, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, é a localidade que mais acessa o Facebook.
Se forem incluídos os acessos ao Facebook por meio de tablets e smartphones, no entanto, a Nova Zelândia tem o maior alcance ativo na rede social, com quase 80% de todos os usuários que, em algum momento, acessaram o Facebook no mesmo período. Os EUA, com 152,8 milhões de usuários, ficam abaixo dos dez países que mais acessam a rede, com 69,6% dos acessos ativos ao Facebook. E a surpresa é o Japão, onde a atividade mensal do usuário de internet no Facebook é de apenas 24%, o que ressalta o baixo alcance da rede no país.
Os números da Nielsen, no entanto, contrastam com os fornecidos pelo próprio Facebook para o Brasil: segundo o último dado divulgado pela rede, o País tinha 45 milhões de usuários ativos até março deste ano, enquanto a Nielsen aponta 38,1 milhões de usuários ativos. Ainda pelos números fornecidos pelo Facebook – a um dia da realização de sua IPO -, a Índia teve 51 milhões de usuários ativos no período. A Nielsen não tem levantamento para a Índia. Nos EUA, segundo o Facebook, foram 169 milhões de usuários ativos (152,8 milhões segundo a Nielsen).
Além dos dados conflitantes entre Facebook e Nielsen, uma terceira estatística, da empresa de análise Social Bakers, aponta Bangkok como a cidade que tem mais usuários ativos no Facebook, com 8,7 milhões de pessoas. Pela abordagem da Social Bakers, o Brasil tem uma penetração de 23,4% no Facebook e a Nova Zelândia aparece com 51,4% de penetração. Pelo critério da empresa, a maior penetração é de Mônaco, com 124%. No entanto, são apenas 38 mil usuários ativos mensalmente.
Compartilhe
Veja também
Com alteração do Marco Civil, Google pode ampliar remoção de conteúdo
À Folha de S. Paulo, o presidente da big tech no Brasil, Fábio Coelho, citou as consequências de um aumento da responsabilização das big techs sobre remoção de conteúdo
Grupo Silvio Santos prepara estreia da Bet do Milhão
Marca será a primeira da empresa Todos Querem Jogar, criado pelo grupo, para atuar no segmento de apostas esportivas e de entretenimento