O Globo digitaliza seus 88 anos

Buscar
Publicidade

Mídia

O Globo digitaliza seus 88 anos

Jornal apresenta seu acervo, com ferramentas de visualização de textos, páginas e conexão das notícias do passado com as atuais


19 de agosto de 2013 - 12h45

Nesse domingo, 18, o jornal O Globo colocou no ar o seu acervo digital, que reúne reportagens, fotos, artigos e toda a cobertura feita pelo veículo em seus 88 anos de história.

De acordo com o diretor geral da Infoglobo, Marcello Moraes, o fato de o jornal ter demorado um pouco para lançar o acervo digital – em comparação com veículos como Folha de S.Paulo e Estadão, que já concluíram o processo – tem uma razão. A transposição das edições do jornal para o ambiente online carrega o objetivo de incrementar o portfólio digital para uma iminente alteração de seu modelo de negócio.

“A adoção de um modelo de paywall é inevitável e devemos ter novidades nos próximos meses. Sabemos que é necessário investir na qualidade e nos diferenciais do conteúdo se realmente quisermos monetizá-lo”, admite Moraes.

No acervo, o público poderá todo o conteúdo publicado pelo jornal por temas, palavras ou por datas. Uma das áreas da página trará, a cada dia, os destaques e as notícias mais recentes do site do jornal. Ao clicar no conteúdo, o leitor poderá acessar reportagens e colunas antigas que, de algum modo, conectam-se com aquele fato. Outro diferencial em relação aos acervos digitalizados é a ferramenta que permite a leitura apenas do texto relativo ao assunto, sem a necessidade de visualizar a página inteira.

Em homenagem ao Rio de Janeiro, o acervo terá o canal Rio de Histórias, no qual diversos colunistas separaram, por década, fatos e notícias que marcaram a história da cidade naquele momento. As charges e tirinhas humorísticas do Globo também estarão reunidas em outra área, podendo ser localizadas por ordem cronológica, por autores ou temas.

Para apresentar o novo produto aos leitores, o jornal veiculou chamadas na semana passada, antecipando o lançamento, e investiu também em uma campanha publicitária, criada pela DM9 Rio, que trabalha o conceito “Acervo O GLOBO. A história do Rio, do Brasil e do mundo. A sua história.”
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura