Baidu lança buscador no Brasil

Buscar
Publicidade

Mídia

Baidu lança buscador no Brasil

Companhia chinesa faz acordo com governo para construir um centro de pesquisa e desenvolvimento de dados no País


18 de julho de 2014 - 6h44

Atualizada em 21/7, às 10h38

Quase um ano depois de ter aberto seu escritório no Brasil, a chinesa Baidu lança a versão de seu buscador em língua portuguesa. A iniciativa é fruto de um acordo assinado nessa quinta-feira, 17, entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o CEO global da Baidu, Robin Li.

O governo brasileiro e a empresa chinesa assinaram um memorando de entendimento para a cooperação técnica e científica. Na pratica, o acordo compreende o lançamento de um grande centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia chinesa no País. O lançamento da versão em português do buscador também faz parte do acordo. Segundo o governo brasileiro, a chegada da Baidu representa uma importante e saudável concorrência ao mercado, que é dominado pelo Google no País.

O br.baidu.com já entrou no ar e a companhia ainda realiza alguns ajustes para aprimorar as ferramentas de busca no Brasil. Considerado o segundo maior buscador do mundo – perdendo apenas para o gigante Google – o Baidu já possui operações em outros países asiáticos, como Japão e Cingapura e também inaugurou, no ano passado, um Centro de Operações no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

A companhia chinesa enxergou no Brasil um grande potencial para um desenvolvimento de negócios, sobretudo na área de captação e segurança de dados. De acordo com o MCTI, a Baidu comprometeu-se a investir R$ 120 milhões na implantação do centro de P&D no Brasil, para aprimorar as áreas de mineração de dados, aprendizado de máquina e personalização de produtos e serviços.

Em novembro do ano passado, a companhia já apresentou os primeiros produtos desenvolvidos para os usuários brasileiros, como ferramentas para PC e Android. Na ocasião, os porta-vozes da companhia disseram que ainda estavam aprimorando a versão brasileira do famoso buscador. O escritório brasileiro da companhia – e único na América Latina – está localizado em São Paulo e é comandado por Yan Di, CEO da empresa no País.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura