Prestação de serviço fortalece o rádio

Buscar

Prestação de serviço fortalece o rádio

Buscar
Publicidade

Mídia

Prestação de serviço fortalece o rádio

Conteúdo informativo é preferência de 65% dos 52 milhões de ouvintes de rádio no Brasil, segundo pesquisa do Ibope Media


5 de agosto de 2015 - 8h04

O rádio ainda é um meio forte no Brasil. Levantamento do Ibope Media, realizado entre janeiro e março deste ano com 41.033 pessoas em 13 regiões mostra que o rádio é ouvido por 89% dos brasileiros. De um total de 52 milhões de ouvintes, 53% são mulheres e 47% homens. O conteúdo preferido de um ouvinte é notícia e prestação de serviço, consumido por 65% da audiência, em segundo lugar, está a música, preferência de 47%, seguida de conteúdo religioso, 19%, esportes, 18%, variedades e humor, 18%, opinião, 11% e participação de ouvintes, 7%.

A maioria dos ouvintes ainda ouve o rádio pelo aparelho comum, cerca de 65%, no automóvel o dial é o preferido de 24% e 16% ouvem no celular e smartphone. A internet é o meio que divide a atenção com o rádio. 21% dos ouvintes acessam a internet e ouvem rádio simultaneamente. Já 17% dividem seu tempo entre rádio e TV, 17%. E 14% escuta o rádio lendo jornal ou revista. Dos 13 mercados pesquisados, todos possuem penetração acima de 85% sendo Fortaleza e Belo Horizonte com o maior alcance, 94%.

No fim do ano passado, uma pesquisa do Ibope Media mapeou os hábitos de consumo de rádio entre a população brasileira, porém, com um maior período. Os dados, coletados de julho de 2012 a agosto de 2013, apontavam que 90% dos brasileiros são ouvintes de rádio.

Além disso, para 70% desse público o meio é uma alternativa de entretenimento. A pesquisa também mostrou que os ouvintes dedicam, em média, três horas e 51 minutos por dia para ouvir rádio. O período que registra a maior audiência é por volta de 10h.

Grande parte do público ainda prefere ouvir músicas e notícias no conforto do lar.
Para 53% dos entrevistados, o local em que mais ouvem rádio é em casa. O restante já o faz no trabalho ou via celular. A busca por informação é outro anseio do ouvinte de rádio. Metade dos pesquisados declarou ouvir notícias diariamente e 55% deles dizem confiar plenamente no meio para se informar acerca do cotidiano. Já no lado do entretenimento, a pesquisa evidenciou as múltiplas preferências musicais dos brasileiros.

Para 50% dos entrevistados, o maior consumo no rádio é do estilo sertanejo. Na sequência, aparece a MPB, ouvida por 41% dos pesquisados. Em terceiro lugar ficaram os sucessos nacionais (as canções que figuram entre as mais pedidas das emissoras), com 38%; samba e pagode, com 37% e hits internacionais, com 33%.

Receita do Rádio

O Projeto Inter-Meios, de Meio & Mensagem, que traz dados completos de investimento em mídia no Brasil, mostra que, em 2014, o Rádio recebeu 6,7% de toda a receita do mercado somando um total de R$ 2.664 bilhões, alta de 1,8% em relação a 2013.

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo