Setor de bens duráveis cresceu 12% em 2017

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Setor de bens duráveis cresceu 12% em 2017

Mercado movimentou R$ 39,5 bilhões entre janeiro e junho, segundo estudo da GfK


18 de julho de 2017 - 16h37

(crédito: reprodução)

Em estudo para a EletrolarShow 2017, a GfK, corporação de análise de mercado global, notou aumento nas vendas de três categorias de bens duráveis entre janeiro e junho de 2017, foram elas: telecomunicações, linha branca e linha marrom. Ao todo, o mercado movimentou R$ 39,5 bilhões nos primeiros cinco meses do ano, um ganho de 12% no faturamento em relação a 2016, 10% nas vendas e 2% no preço. De acordo com Rui Agapito, diretor comercial da GfK e coordenador do estudo, dentre os motivos para essa elevação estão a crise econômica, a busca maior por tecnologia, a preferência dos consumidores de ficarem mais em casa e a mudança do sinal analógico da televisão.

A categoria que mais cresceu foi a de smartphones, com 23% de ganho em relação ao trimestre de 2016. A participação de aparelhos 4G também cresceu, atingindo 75,6% de janeiro a junho. Os computadores apresentaram seu primeiro aumento desde 2011, com 13% em faturamento de notebooks e 14% em volume. 

Em segundo lugar, os televisores cresceram 15% em faturamento e 16% em volume. Os resultados dizem respeito, segundo o estudo, ao final do sinal analógico e o aumento da busca por smart TVs, que atingiu 64% de participação, 14 pontos percentuais a mais em comparação aos mesmos meses de 2016.

O segmento de produtos de linha branca (ar condicionado, congelador, secador, cooktops, fornos e fogões, refrigeradores, lava louças, congelador, exaustores, micro-ondas, secadores, lavadoras, adega de vinhos, entre outros) tiveram, em média, um aumento de 2% em faturamento. O produto que teve maior elevação de venda foi a lavadoura de roupas, que cresceu 6%.

Os eletroportáteis tiveram crescimento de 13% em faturamento e 12% em volume. As linhas de produtos para preparo de alimentos teve ganho de 17,8%, seguida pela de cuidados pessoais, com 16,87%, enquanto a de limpeza e cuidados do lar cresceu 13,7%, climatização e bem-estar, 5,7%, e produtos para o preparo de bebidas, 6,6%.

 

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